Fale conosco
Empreender

Protagonismo feminino no franchising 

O empreendedorismo feminino tem crescido significativamente nas últimas décadas, com mulheres buscando cada vez mais independência financeira e sucesso profissional. Uma das áreas em que as mulheres têm se destacado é no franchising que, por sua vez, tem uma mulher como protagonista do pioneirismo no formato de negócio. Nessa publicação você conhecerá mais sobre empreendedorismo feminino no franchising e a história de Martha Matilda Harper. 

O franchising é um modelo de negócios em que uma empresa, conhecida como franqueadora, concede a outra empresa, a franqueada, o direito de utilizar sua marca e seu know-how para comercializar produtos ou serviços. Assim muitas mulheres têm encontrado no franchising uma oportunidade de empreender e conquistar sua independência financeira.

De acordo com a pesquisa do GEM (Monitor Global de Empreendedorismo de 2020), realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), o Brasil ocupa a sétima posição entre os países com o maior número de mulheres empreendedoras. Dos cerca de 52 milhões de empreendedores no país, cerca de 30 milhões (48%) são mulheres. A pesquisa também destacou que 55% das mulheres empreendem por necessidade, visando gerar renda.

 

Precursora do franchising 

Martha Matilda Harper foi uma empresária notável que revolucionou a indústria de cuidados com os cabelos e ajudou a abrir caminho para as mulheres nos negócios. Nascida no Canadá em 1857, Harper ficou órfã ainda jovem e passou grande parte de sua infância em uma casa de trabalho, onde foi submetida a trabalhos forçados e maus-tratos.

Apesar dos desafios, Harper estava determinada a ter sucesso e conseguiu um emprego como empregada em uma casa em Rochester, Nova York. Foi lá que ela se interessou pela por cuidados com os cabelos e começou a experimentar diferentes produtos e técnicas para melhorar a saúde e a aparência dos cabelos de seu empregador.

Em 1888, Harper abriu seu primeiro salão, chamado de Harper Hair Parlor. Ela rapidamente ganhou reputação por suas técnicas inovadoras, que incluíam o uso de uma cadeira reclinável e uma bacia de xampu, bem como sua linha de produtos totalmente naturais para o cabelo. O salão de Harper foi um grande sucesso e ela logo abriu lojas adicionais em cidades de todo o país.

Foi em 1891, a pedido de Bertha Palmer, também grande empreendedora, que Harper iniciou o projeto de franqueamento, permitindo que franqueados tivessem unidades de salões com o nome, estrutura, treinamento e modelo de negócios Harper. A primeira franquia inaugurada foi em Buffalo, Nova York e as primeiras 100 lojas foram todas geridas por mulheres. 

O legado de Harper vive hoje por meio de suas contribuições para a indústria de cuidados com os cabelos e sua defesa dos direitos das mulheres. Suas técnicas inovadoras e produtos naturais para os cabelos ainda são usados ​​por salões e profissionais de cuidados com os cabelos em todo o mundo, e sua história continua a inspirar mulheres empreendedoras até hoje.

 

Desafios do empreendedorismo feminino

Para superar esses desafios, é importante que o mercado ofereça espaço para que mulheres busquem capacitação e networking. Participar de eventos e associações de franqueados, por exemplo, pode ser uma ótima forma de conhecer outras mulheres empreendedoras e aprender com suas experiências. Além disso, é importante que as mulheres possam ter acesso a financiamentos e investimentos, assim expandindo seus negócios e tendo ainda mais sucesso.

O empreendedorismo feminino no franchising tem um enorme potencial e pode trazer grandes benefícios para as mulheres e para a economia em geral. Com as estratégias certas e o apoio necessário, as mulheres podem se destacar no mundo do franchising e alcançar o sucesso que desejam.

Não perca a super live no dia das mulhres sobre Expansão de Franquias, dia 8 de março de 2023, no instagram da 300 Franchising . Nosso CEO e rei do franchising, Leonardo Castelo será o host em um papo entre três mulheres empreendedoras de alto resultado para dividir seus conhecimentos no mercado:

✅ Rose – Diretora de Marcas 300
+ de 2500 franquias vendidas em 6 de franchising.

✅ Carol – CEO Carol Coxinhas
Líder no segmento de franquias de salgados e coxinhas no Brasil.

✅ Priscila – Franqueada Ecoville
Consolidada como uma das maiores referências da rede.

Clique aqui e confira a live! 

 

O mundo do franchising é para todos, e ainda, o melhor caminho para empreender! 


Clique aqui, conheça nossas franquias e escolha qual combina mais com o futuro de sucesso que você merece!

Posts relacioandos

Acompanhe as melhores dicas sobre bons negócios

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade e nossos termos de uso.

Aceito