Abrir um negócio não é tarefa fácil. Mas quem nunca parou para pensar qual seria o seu primeiro empreendimento?
Uma pesquisa encomendada pela Herbalife mostrou que quase 8 em cada 10 brasileiros sonham em empreender.
Deixar de ser funcionário de uma empresa está na cabeça de milhares de pessoas que olham para o mercado em busca de uma oportunidade de ter mais flexibilidade de horário, aumentar a satisfação profissional, seguir uma paixão ou ser o próprio chefe e faturar mais.
Mas você sabia que, no Brasil, 60% dos empreendimentos vão à falência antes dos 5 anos de atividade?
Os principais problemas que levam a isso são erros inaugurais, que podem ser evitados se o primeiro empreendimento for uma franquia, com marca, padrões e processos já definidos.
Todo negócio precisa de uma atenção especial no início. No entanto, é possível investir em projetos já consolidados para encurtar o caminho para o sucesso.
Os desafios do primeiro empreendimento
A busca por liberdade, autonomia e flexibilidade de horários são os principais motivos para investir em um negócio próprio.
Ao mesmo tempo, um dos maiores desafios de um empreendedor iniciante é lidar com o medo de investir o seu dinheiro em um sonho e ele acabar virando um pesadelo.
Abaixo estão alguns dos fatores que dificultam a abertura de um novo negócio:
Começar uma marca do zero
Além da vontade de empreender, o início de um novo negócio necessita de muitas coisas. O trabalho começa com uma ideia, claro, mas precisa ser seguido pela análise de público-alvo e concorrentes.
Depois disso, com os dados na mão, é preciso criar a personalidade da marca, escolher um nome, uma logo, um slogan, aprender a precificar o produto ou serviço, para então dar início ao projeto.
Dependendo da empresa que se deseja criar, ainda é necessário criar todo o processo de logística e administrativo, ficar atento às questões legais, contratar pessoal e escolher o melhor espaço físico. Tudo isso sozinho.
Desenvolver o conhecimento do segmento
Outra tarefa importante de um primeiro empreendimento é desenvolver o conhecimento sobre o segmento de negócio escolhido.
Mesmo que o empreendedor venha de uma empresa do mesmo ramo, nem todas as informações estarão à mão.
Nesse ponto, é necessário compreender as necessidades dos futuros clientes. É possível que haja a necessidade de realizar pesquisas de mercado para desenvolver a ideia de negócio o mais adequadamente possível.
Além disso, uma face importante de um primeiro empreendimento é ter um bom networking, o que pode levar bastante tempo para se consolidar, principalmente para empreendedores novatos.
Falta de experiência com empreendimento
Além das dificuldades com o segmento em si, um fator que pode derrubar um primeiro empreendimento é a falta de experiência com gestão de negócios.
O dono de uma empresa precisa ter atenção a diversas áreas como marketing, finanças, logística, mercado, economia e afins e mesmo que não seja o responsável pela área, precisa saber demandar as ações de terceiros.
A gestão de negócio, neste sentido, não é uma única habilidade, mas um conjunto de conhecimentos que fazem o empreendedor criar metas e objetivos possíveis de serem realizados a curto, médio e longo prazo.
4 motivos para começar com uma franquia e evitar estes problemas
Dentro do exposto, cabe dizer que o franchising, composto pelas redes de franquias, é um setor que se mostra mais estável do que os negócios fora desse modelo de negócios.
Mesmo em 2020, com a crise sanitária de Covid-19 no Brasil, o franchising faturou mais de R$167 bilhões no ano.
Outros segmentos sofreram mais durante o período. A indústria em geral, por exemplo, recuou mais de 18% no mesmo período.
Além disso, as franquias estão em todos os segmentos de negócios. Veja alguns motivos para começar com uma franquia:
1. Marca consolidada
Ao investir em uma franquia, a marca já tem uma reputação no mercado, os produtos já são conhecidos e aprovados pelos clientes.
Esse é um fator importante, porque o empreendimento inicia podendo vender os serviços e produtos em larga escala, sem ter a preocupação de provar o valor do produto para o público.
No entanto, há uma questão que precisa ser levada em consideração na hora de escolher a marca para investir: quanto mais conhecida é a marca, maior é o investimento, mas também geralmente mais alto é o lucro também.
2. Processos estruturados
As franquias começam a expansão com um plano de negócios bem estruturado. Os processos operacionais e gerenciais do negócio chegam estruturados para o franqueado.
Além disso, muitas redes de franquia também passam para o investidor alguns processos estruturados de apoio e suporte, como a organização de recursos humanos ou de tecnologia da informação em processos internos.
3. know-how vindo do franqueador
Quando investe em uma franquia, o franqueado não precisa desbravar todo o negócio. Boa parte das informações chegam prontas, incluindo sugestão de fornecedores e até mesmo ajuda para escolher o ponto comercial.
O franqueado também se responsabiliza por passar informações administrativas, financeiras e, em alguns casos, até mesmo jurídicas.
As fórmulas secretas, tecnologias e procedimentos que estão envolvidos no negócio também são passados ao franqueado.
4. Suporte constante
O franqueado faz parte de uma rede e recebe constantemente informações e formações do franqueador.
Além disso, tem contato com diversos outros empreendedores de um mesmo negócio, podendo ter acesso aos erros e acertos vindos de várias perspectivas. O networking também fica garantido.
Conclusão
Em resumo, investir em uma franquia é muito menos arriscado para um primeiro empreendimento.
Ao se escolher uma franquia como primeiro empreendimento, muitas variáveis são mitigadas.
A própria estimativa de lucro, por exemplo, é apresentada pelo franqueador com base em outras unidades franqueadas.
Para decidir criar um negócio do zero ou investir em uma franquia é preciso muito estudo, elencar prós e contras e colocar os gastos no papel.
Mas, se você optar por fazer de uma franquia o seu primeiro empreendimento, pode contar com a 300 Franchising para te ajudar a encontrar a marca e o segmento que mais combina com você e suas expectativas.