Você tem o perfil do franqueado de sucesso? O cotidiano de um franqueado é rodeado por tomadas de decisões, tarefas e muito comprometimento.
Gerenciar as operações de uma franquia pode se tornar um verdadeiro desafio caso não haja preparação adequada ou o necessário para ter o perfil do franqueado de sucesso.
Por isso, é de suma importância que o franqueado tenha em mente que o sucesso de seu negócio está, de forma direta, ligado ao compromisso e responsabilidades de sua franquia.
Responsabilidades de um franqueado
Ao franqueado que deseja ter êxito em suas operações, cabe a compreensão da necessidade de ter o perfil do franqueado de sucesso, com qualidades e características individuais que vão muito além do próprio negócio.
Ser um empreendedor responsável, portanto, trata-se de utilizar com consciência as habilidades, ferramentas, recursos, dispondo de muita proatividade, para aplicá-los no dia a dia.
No que se refere ao planejamento de expansão de uma franquia, é imprescindível obedecer aos padrões de qualidade de oferta.
Para fins de fidelização junto ao consumidor, manter esta propriedade, certamente, é um fator preponderante para um bom condicionamento do negócio.
Também é muito importante também que o franqueado mergulhe nas experiências oferecidas pela marca, como abordamos no artigo “6 Ações dos franqueadores de Beleza, Estética e Saúde para ajudar seus franqueados a alcançar o sucesso”, por meio dos treinamentos ele poderá adquirir todo o know-how necessário para respeitar as estratégias estabelecidas pela franqueadora e gerenciar a unidade de forma congruente.
Dentre os principais conhecimentos imprescindíveis para construir o mais completo perfil do franqueado de sucesso temos conhecimento sobre o mercado de finanças, assim o empreendedor poderá gerir a sua franquia de forma assertiva.
Compreendendo no detalhe questões como por exemplo fluxo de caixa, capital de giro e taxas.
A voz ativa do empreendedor, bem como a capacidade de sua proatividade (tomar atitudes), também colaboram diretamente para o desenvolvimento do franqueador.
Toda observação do mercado, realizada por ele para sua matriz, ajuda no desenvolvimento da confiança mútua a longo prazo.
Os feedbacks também devem ser encarados de forma positiva pois, para além de qualquer crítica ou mudança de rota a ser tomada, o conhecimento envolvido é um alicerce para o sucesso do franqueado.
Sendo assim, alinhar e tomar decisões em conjunto é fundamental nesse processo.
Também entende-se como dever a busca constante por qualificação do franqueado: seja para aprimoramento de seus conhecimentos, seja para processos gerenciais, todo estudo feito em cima de melhorias direciona à eficiência das operações da franquia.
Isso também vem de encontro com a forma a qual o franqueado e franqueador se relacionam. Uma vez que a comunicação é clara e os objetivos estabelecidos são genuínos, são desenvolvidos fortes componentes para uma relação de negócios fortalecida, o que viabiliza o trabalho de gestão a longo prazo.
Bom, você deve estar se perguntando neste momento: e quais são as características de alguém com o perfil do franqueado de sucesso?
7 características do perfil do franqueado de sucesso
O sucesso de um empresário está diretamente relacionado com as atitudes que ele toma à frente de sua franquia. Para isso, o foco no comércio e mercado, bem como o domínio de habilidades de liderança e administrativas são essenciais para o seu negócio.
Confira a história de Givanildo Silva, franqueado da marca Projeto solar no artigo “Franqueado de sucesso revela estar perto de ser um MILIONÁRIO”.
Sendo assim, vamos conferir algumas características que vão incrementar o seu perfil do franqueado de sucesso!
- Habilidades de Liderança
Para que a equipe de uma empresa, para funcionar de maneira orgânica e com as tarefas bem distribuídas, necessita de um gestor atuante e proativo.
Sendo assim, é essencial que o franqueado desenvolva e transmita motivação para a equipe, de modo que isso potencialize as capacidades dos seus funcionários.
- Boa comunicação
A forma como a gestão é difundida no time também é importante. Um bom líder deve saber o que comunica e como comunicar algo, sempre buscando ratificar uma postura de clareza.
Esta é uma característica de liderança indispensável para quem deseja ter o perfil do franqueado de sucesso.
- Gestão das Finanças
As responsabilidades, também, vão de encontro direto à forma com a qual se administra os recursos na franquia.
O franqueado que almeja ter sucesso no seu negócio deve ter uma visão ampla, atribuindo atenção aos investimentos a longo prazo e na diversificação de setores, por exemplo. São ações como essas que viabilizam um futuro próspero da franquia.
Conheça a história dos fundadores da franquia Bitribut, Auricélio Soares e Marcelo Amaral, e o COO Fernando Nunes em no artigo “Conheça agora uma mina de ouro em expansão”.
- Aprendizado em foco
Também compete a um bom perfil do franqueado de sucesso o desejo constante por aprender.
No artigo “Empreenda com retorno rápido e alta rentabilidade: conheça a Vaapty!” Ycaro Martins, CEO da marca recém ingressada na 300 Franchising, conta sobre o sucesso exponencial!
São nesses momentos que um franqueado promove um grande potencial em seu negócio, pois, não só ao lidar com o trabalho no cotidiano, mas também ao buscar se capacitar, o empresário passa a fortalecer o seu know-how no mercado.
- Gestão de Talentos
Uma boa liderança de franquia é demonstrada na geração de oportunidades internas.
Cabe então, ao franqueado, realizar esta tarefa com consciência: promover e bonificar seus funcionários, observando de perto e os valorizando, proporcionando um ambiente voltado sempre para os resultados.
- Autonomia
Por mais que o empreendedor tenha uma conduta de sua matriz para seguir, é a forma como planeja e age nas operações da franquia que lhe proporciona liberdade no negócio.
Ao franqueado de sucesso, possuir as tais “atitudes de dono”, torna-se primordial para a expansão do empreendimento.
Confira como as características listadas acima foram imprescindíveis para a marca Hermanito e seu sucesso no franchising no artigo “Aposta 300: confía en nuestro taco!”.
- Investimento em ferramentas
Utilizar instrumentos que possibilitam a mensuração dos números do negócio é fundamental para ter êxito.
Nesse caso, o CRM, por exemplo, cumpre um papel base na análise das vendas, guiando o franqueado para obter melhores estratégias e posicionamentos no mercado.
O franqueado que possuir estas características, certamente, agrega em si cada vez mais valor no mercado.
Isso se dá, pois, em um cenário de franchising tão segmentado e competitivo, aqueles que conseguem diversificar seus modelos de gestão, postura e atitude à frente da franquia, propiciam a qualificação do perfil do franqueado de sucesso no negócio.