O mercado de franquias está em constante evolução, com os segmentos em alta e alcançando resultados extraordinários. O setor de serviços, que traz franquias de consultoria, logística, serviços, outros negócios e serviços administrativos, acompanha tal desenvolvimento, sendo considerada a terceira maior representante do franchising brasileiro, atrás apenas de alimentação e saúde, beleza e bem-estar.
Segundo dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) referentes ao último ano, o segmento em questão teve um crescimento nominal de 11,1%, alcançando um faturamento de aproximadamente R$29,6 bilhões e uma alavancagem de 22,9% quanto ao número de unidades franqueadas pelo Brasil.
Ainda de acordo com a companhia, outro fator relevante ligado ao mercado do gênero aponta que das dez maiores redes em território nacional, quatro pertencem ao setor, ou seja, tem grande representatividade e importância para a economia do país, por meio do desenvolvimento dos negócios e geração de novos empregos para a população.
Os valores das franquias do mercado variam bastante. Há desde aquelas com modelo home office ou home based, que normalmente são consideradas nanofranquias ou microfranquias, com um investimento inicial de até R$105 mil, mas também com um bom número de franquias tradicionais. Nesse caso, o investimento já é superior e, muito frequentemente, contam com o autosserviço como um dos principais diferenciais, com processos automatizados e bem definidos.
A 300 Franchising, maior representante brasileira no setor de franquias, com mais de 90 marcas sob sociedade e mais de 7800 unidades franqueadas, possui nove empresas de sucesso no segmento, são elas: 300C, Asia Source, Bitribut, Lavô Lavanderia, LocarX, Maria Lavadeira, New Consultoria, Tenere e Touareg Seguros.
Conheça um pouco sobre cada uma delas abaixo:
300C – Franquia que fornece consultoria especializada na formatação dos negócios no modelo de franchising.
Investimento: a partir de R$35 mil
Faturamento mensal: até R$20 mil
Asia Source: maior franquia de consultoria de importação e exportação do Brasil, com modelo de negócio 100% home office.
Investimento a partir de R$39 mil
Faturamento mensal de até R$20 mil
Bitribut: principal franquia do Brasil voltada para a revisão fiscal 360º, com modelo de atuação home office.
Investimento a partir de R$40 mil
Faturamento mensal de até R$60 mil
Lavô Lavanderia: franquia de lavanderia self-service, com autoatendimento e maquinário de tecnologia avançada.
Investimento a partir de R$179 mil
Faturamento mensal de até R$30 mil
LocarX: franquia de aluguel de veículos com foco total na satisfação total no cliente, com facilidade para implantação em aeroportos.
Investimento a partir de R$190 mil
Faturamento mensal de até R$180 mil
Maria Lavadeira: franquia com conceito inovador em lavanderia, com mais de 100 unidades espalhadas pelo Brasil.
Investimento a partir de R$168 mil
Faturamento mensal de até R$80 mil
New Consultoria: franquia que oferta soluções essenciais para empresas de todos os portes e segmentos.
Investimento a partir de R$29 mil
Lucratividade mensal de até 40%
Tenere: melhor rede de seguros de saúde do Brasil e considerada líder de segmento, com modelo de atuação home office.
Investimento a partir de R$19 mil
Faturamento mensal de até R$50 mil
Touareg Seguros: franquia de seguros de sucesso, com modelo de atuação home office e mais de 26 anos no mercado.
Investimento a partir de R$25 mil
Faturamento mensal de até R$50 mil