Se você está à procura de uma boa oportunidade de investimento, uma lavanderia de autosserviço será uma excelente opção.
Há muitos benefícios em investir em uma franquia de lavanderia. Com o mercado brasileiro de lavanderias em constante crescimento, existem vários motivos para considerar investir nesse setor.
Neste blog, vamos examinar os benefícios de investir em lavanderias e oferecer insights sobre como avançar com um bom investimento neste setor.
Sobre lavanderias de autosserviço
As lavanderias de autosserviço já existem há algum tempo, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, mas recentemente se tornaram bastante populares entre os brasileiros.
O crescimento tecnológico, aliado à mudança de comportamento dos consumidores, em um mercado que busca economia de tempo e redução de gastos, são fatores que possibilitam o crescimento desse segmento no país.
Porém, se você ainda não está muito familiarizado com o conceito de lavanderia de autosserviço, reunimos as informações mais importantes para você que é empreendedor e deseja aprender mais sobre esse setor.
O que é uma lavanderia de autosserviço?
Você também pode conhecer como lavanderias self-service, ou lavanderias pré-pagas, nesses estabelecimentos os clientes podem lavar e secar suas próprias roupas sem a necessidade de um funcionário da lavanderia auxiliando o processo.
Os clientes podem aguardar no estabelecimento ou voltar após horário estabelecido pela lavanderia como limite para finalização dos procedimentos.
Como anda o mercado de lavanderia de autosserviço no Brasil?
O comportamento do consumidor é o principal impulsionador desse mercado. Considere, por exemplo, a diminuição de apartamentos e a dificuldade de instalação das máquinas em casa.
Segundo o Secovi-SP, o Instituto dos Investidores Imobiliários do Estado de São Paulo, 60% das vendas de apartamentos na capital paulista têm menos de 45 metros quadrados.
Mas não são só os moradores de apartamentos pequenos que valorizam as lavanderias self-service: vários condomínios aderiram definitivamente a essa tendência, que atende clientes com pouco tempo livre e rotinas lotadas.
Essa tendência foi impulsionada pela pandemia, com os protocolos de segurança se tornando comuns e até convenientes, usando opções de autoatendimento. Com o público cada vez mais confortável com esse modelo, o mercado de autoatendimento como um todo tem sofrido um boom de crescimento, e as lavanderias estão entre os negócios que mais ganharam espaço.
Devemos levar em consideração que o ramo de lavanderia de autosserviço é altamente lucrativo. O Sindilav (Sindicato Intermunicipal de Lavanderias do Estado de São Paulo) identificou que o faturamento no setor chega a ser de mais de R$6 bilhões.
Segundo a ANEL (Agência Nacional de Empresas de Lavanderia), existem mais de 23 mil lavanderias ativas no Brasil, considerando apenas as que oferecem os serviços ao público em geral. Em 2018, estimava-se que apenas 3% da população brasileira usava serviços de lavanderia profissionais e, segundo as previsões dos dados, esse número deverá atingir 10% da população até 2030.
Além disso, a preocupação ambiental também move o setor, uma lavanderia de autosserviço pode chegar a economizar até 40% no consumo de água quando comparada à lavagem doméstica, segundo dados do Sindilav.
Motivadores de consumo: economia de água, tempo e dinheiro
Como funciona o investimento?
Investir num negócio nem sempre é fácil. É preciso muito trabalho, dedicação, planejamento e comprometimento, mas uma franquia de lavanderia, que já garante amplo suporte, com um serviço automatizado pode ser um excelente investimento para investidores que buscam um negócio inovador, rentabilidade alta e retorno rápido de investimento.
As oportunidades de negócios em lavanderias oferecem benefícios surpreendentes para empreendedores como você, por exemplo, o custo de operação de uma lavanderia de autosserviço é baixo devido ao seu espaço reduzido, englobando apenas máquinas, totem de autoatendimento e cadeiras de espera.
Por meio da telemetria e dos dispositivos terminais, a gestão do negócio torna-se muito mais simples. O sistema disponibiliza uma ferramenta centralizada para todos os dados financeiros, fica responsável por liberar as máquinas, além de acompanhar o consumidor durante toda a sua jornada de compra.
Só será preciso ir a sua franquia de lavanderia de autosserviço para reabastecer os insumos das máquinas, manutenção sazonal dos equipamentos e organização do local.
Vale ressaltar que o modelo de negócio praticamente anula a possibilidade de inadimplência, pois as máquinas somente são liberadas após o pagamento do serviço.
Ótica do consumidor
O uso de lavanderia de autosserviço abrange diversos públicos. Hoje em dia muitas pessoas não possuem máquina de lavar em casa, outras tem a rotina corrida e não querem perder tanto tempo na atividade e ainda contamos com o fato do Brasil ser um país que recebe muitos turistas.
- As redes funcionam de forma extremamente simples:
- O consumidor leva as roupas para lavar na lavanderia.
- Escolhe no totem o serviço que deseja (entre lavar e secar) e paga.
- A máquina será destravada e ele pode iniciar o serviço solicitado.
- Após o ciclo completo, a máquina destrava para que retire as roupas.
Enquanto isso, ele pode esperar no local, que normalmente tem acesso à internet, ou sair para fazer compras, por exemplo.
A possibilidade de aproveitar o tempo do mercado para lavar roupas é um ponto muito positivo para consumidores que buscam incessantemente otimizar o tempo que gastam em todas as atividades.
Fora isso, o funcionamento 24h traz comodidade e facilidade para a rotina, tornando a instalação de lavanderias de autosserviço em centros comerciais, mercados, shoppings, condomínios e até ambientes corporativos extremamente interessantes.
Que tal investir em uma franquia de lavanderia de autosserviço e ganhar dinheiro com maior estabilidade financeira e com um negócio que fatura 24h por dia por você? É o momento ideal e aqui na 300 Franchising exponencial temos excelentes opções para você, confira:
Lavô Lavanderia
Com autoatendimento e maquinário de tecnologia avançada, a franquia de lavanderia Lavô não precisa de funcionário e fatura sozinha 24 horas por dia.
O sistema de lavagem self-service é uma realidade no mundo todo com enorme potencial e demanda no Brasil.
A franquia de lavanderia Lavô traz o modelo de autosserviço para o Brasil aliado ao custo baixo de investimento, retorno rápido e que dispensa contratação de funcionário.
Os equipamentos Lavô são profissionais e de última geração. Contamos com lavadora e secadora conjugada com capacidade de 10kg que possibilita processo completo em apenas aproximadamente 68 min e estrutura externa branca esmaltada com tambor em aço inox que não enferruja.
Confira mais benefícios Lavô:
Operacionais
- Suporte Operacional e Técnico;
- Treinamento de operação das máquinas;
- Implantação da lavanderia;
- Franquia pronta para operar em até 3 meses.
Econômica
- Com a Lavô, o cliente dispõe de equipamentos de alta tecnologia;
- Máquinas projetadas para trabalhar atendendo grandes demandas de lavagem e secagem, por 24 horas contínuas;
- Baixo consumo de água e luz;
- Durabilidade de mais de 10 anos;
- Tambor interno fabricado em aço inox e não enferruja;
- Estrutura exterior é esmaltada, o que evita o desgaste por corrosão
- Negócio autogerenciável através do sistema integrado online;
- Sem contratação de funcionários;
- Mobilidade e praticidade para levar o container para onde quiser.
Qual o valor da franquia Lavô?
Investimento a partir de R$ 179 mil
Faturamento médio mensal de R$ 30 mil
Lucro médio mensal de 60%
Maria Lavadeira
A franquia de lavanderia Maria Lavadeira surgiu em 2011, em Florianópolis (SC), e a marca foi inspirada no passado local, quando senhoras lavavam suas roupas debruçadas à beira das fontes e eram chamadas de Maria Lavadeiras.
Sistema sustentável, wet cleaning, produtos belgas e responsabilidade social fazem da Maria Lavadeira o sonho do empreendedor e a solução na rotina dos brasileiros.
Confira mais benefícios da franquia de lavanderia de autosserviço Maria Lavadeira:
Operacionais
- Suporte total ao franqueado
- Consultoria completa durante a implantação
- Facilidade na aquisição de equipamentos
- Cursos e aperfeiçoamento de todos os processos
Com o crescimento contínuo desde a formalização do processo de franchising em 2014, a franquia já possui mais de 200 unidades funcionando por todo o país e outras em processo de abertura.
Qual o valor da franquia Maria Lavadeira?
Investimento a partir de R$ 178 mil
Faturamento médio mensal de R$ 30 mil
Lucro médio mensal de 60%