Fale conosco
Franquia

Lavanderia de autosserviço: Por que ser um franqueado?

Se você está à procura de uma boa oportunidade de investimento, uma lavanderia de autosserviço será uma excelente opção. 

Há muitos benefícios em investir em uma franquia de lavanderia. Com o mercado brasileiro de lavanderias em constante crescimento, existem vários motivos para considerar investir nesse setor.

Neste blog, vamos examinar os benefícios de investir em lavanderias e oferecer insights sobre como avançar com um bom investimento neste setor.

Sobre lavanderias de autosserviço

As lavanderias de autosserviço já existem há algum tempo, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, mas recentemente se tornaram bastante populares entre os brasileiros. 

O crescimento tecnológico, aliado à mudança de comportamento dos consumidores, em um mercado que busca economia de tempo e redução de gastos, são fatores que possibilitam o crescimento desse segmento no país.

Porém, se você ainda não está muito familiarizado com o conceito de lavanderia de autosserviço, reunimos as informações mais importantes para você que é empreendedor e deseja aprender mais sobre esse setor.

O que é uma lavanderia de autosserviço?

Você também pode conhecer como lavanderias self-service, ou lavanderias pré-pagas, nesses estabelecimentos os clientes podem lavar e secar suas próprias roupas sem a necessidade de um funcionário da lavanderia auxiliando o processo.

Os clientes podem aguardar no estabelecimento ou voltar após horário estabelecido pela lavanderia como limite para finalização dos procedimentos. 

Como anda o mercado de lavanderia de autosserviço no Brasil?

O comportamento do consumidor é o principal impulsionador desse mercado. Considere, por exemplo, a diminuição de apartamentos e a dificuldade de instalação das máquinas em casa.

Segundo o Secovi-SP, o Instituto dos Investidores Imobiliários do Estado de São Paulo, 60% das vendas de apartamentos na capital paulista têm menos de 45 metros quadrados.

Mas não são só os moradores de apartamentos pequenos que valorizam as lavanderias self-service: vários condomínios aderiram definitivamente a essa tendência, que atende clientes com pouco tempo livre e rotinas lotadas.

Essa tendência foi impulsionada pela pandemia, com os protocolos de segurança se tornando comuns e até convenientes, usando opções de autoatendimento. Com o público cada vez mais confortável com esse modelo, o mercado de autoatendimento como um todo tem sofrido um boom de crescimento, e as lavanderias estão entre os negócios que mais ganharam espaço.

Devemos levar em consideração que o ramo de lavanderia de autosserviço é altamente lucrativo. O Sindilav (Sindicato Intermunicipal de Lavanderias do Estado de São Paulo) identificou que o faturamento no setor chega a ser de mais de R$6 bilhões. 

Segundo a ANEL (Agência Nacional de Empresas de Lavanderia), existem mais de 23 mil lavanderias ativas no Brasil, considerando apenas as que oferecem os serviços ao público em geral. Em 2018, estimava-se que apenas 3% da população brasileira usava serviços de lavanderia profissionais e, segundo as previsões dos dados, esse número deverá atingir 10% da população até 2030.

Além disso, a preocupação ambiental também move o setor, uma lavanderia de autosserviço pode chegar a economizar até 40% no consumo de água quando comparada à lavagem doméstica, segundo dados do Sindilav.

Motivadores de consumo: economia de água, tempo e dinheiro

Como funciona o investimento?

Investir num negócio nem sempre é fácil. É preciso muito trabalho, dedicação, planejamento e comprometimento, mas uma franquia de lavanderia, que já garante amplo suporte, com um serviço automatizado pode ser um excelente investimento para investidores que buscam um negócio inovador, rentabilidade alta e retorno rápido de investimento.

As oportunidades de negócios em lavanderias oferecem benefícios surpreendentes para empreendedores como você, por exemplo, o custo de operação de uma lavanderia de autosserviço é baixo devido ao seu espaço reduzido, englobando apenas máquinas, totem de autoatendimento e cadeiras de espera. 

Por meio da telemetria e dos dispositivos terminais, a gestão do negócio torna-se muito mais simples. O sistema disponibiliza uma ferramenta centralizada para todos os dados financeiros, fica responsável por liberar as máquinas, além de acompanhar o consumidor durante toda a sua jornada de compra.

Só será preciso ir a sua franquia de lavanderia de autosserviço para reabastecer os insumos das máquinas, manutenção sazonal dos equipamentos e organização do local. 

Vale ressaltar que o modelo de negócio praticamente anula a possibilidade de inadimplência, pois as máquinas somente são liberadas após o pagamento do serviço. 

Ótica do consumidor 

O uso de lavanderia de autosserviço abrange diversos públicos. Hoje em dia muitas pessoas não possuem máquina de lavar em casa, outras tem a rotina corrida e não querem perder tanto tempo na atividade e ainda contamos com o fato do Brasil ser um país que recebe muitos turistas. 

  • As redes funcionam de forma extremamente  simples: 
  • O consumidor leva as roupas para lavar na lavanderia. 
  • Escolhe no totem o serviço que deseja (entre lavar e secar) e paga.
  • A máquina será destravada e ele pode iniciar o serviço solicitado. 
  • Após o ciclo completo, a máquina destrava para que retire as roupas. 

Enquanto isso, ele pode esperar no local, que normalmente tem acesso à internet, ou sair para fazer compras, por exemplo.

A possibilidade de aproveitar o tempo do mercado para lavar roupas é um ponto muito positivo para consumidores que buscam incessantemente otimizar o tempo que gastam em todas as atividades. 

Fora isso, o funcionamento 24h traz comodidade e facilidade para a rotina, tornando a instalação de lavanderias de autosserviço em centros comerciais, mercados, shoppings, condomínios e até ambientes corporativos extremamente interessantes. 

Que tal investir em uma franquia de lavanderia de autosserviço e ganhar dinheiro com maior estabilidade financeira e com um negócio que fatura 24h por dia por você? É o momento ideal e aqui na 300 Franchising exponencial temos excelentes opções para você, confira: 

Lavô Lavanderia

Com autoatendimento e maquinário de tecnologia avançada, a franquia de lavanderia Lavô não precisa de funcionário e fatura sozinha 24 horas por dia.

O sistema de lavagem self-service é uma realidade no mundo todo com enorme potencial e demanda no Brasil.

A franquia de lavanderia Lavô traz o modelo de autosserviço para o Brasil aliado ao custo baixo de investimento, retorno rápido e que dispensa contratação de funcionário.

Os equipamentos Lavô são profissionais e de última geração. Contamos com lavadora e secadora conjugada com capacidade de 10kg que possibilita processo completo em apenas aproximadamente 68 min e estrutura externa branca esmaltada com tambor em aço inox que não enferruja.

Confira mais benefícios Lavô: 

Operacionais

  • Suporte Operacional e Técnico;
  • Treinamento de operação das máquinas;
  • Implantação da lavanderia;
  • Franquia pronta para operar em até 3 meses.

Econômica

  • Com a Lavô, o cliente dispõe de equipamentos de alta tecnologia;
  • Máquinas projetadas para trabalhar atendendo grandes demandas de lavagem e secagem, por 24 horas contínuas;
  • Baixo consumo de água e luz;
  • Durabilidade de mais de 10 anos;
  • Tambor interno fabricado em aço inox e não enferruja;
  • Estrutura exterior é esmaltada, o que evita o desgaste por corrosão
  • Negócio autogerenciável através do sistema integrado online;
  • Sem contratação de funcionários;
  • Mobilidade e praticidade para levar o container para onde quiser.

Qual o valor da franquia Lavô? 

Investimento a partir de R$ 179 mil

Faturamento médio mensal de R$ 30 mil

Lucro médio mensal de 60%

Seja um franqueado Lavô Lavanderia

 

Maria Lavadeira

A franquia de lavanderia Maria Lavadeira surgiu em 2011, em Florianópolis (SC), e a marca foi inspirada no passado local, quando senhoras lavavam suas roupas debruçadas à beira das fontes e eram chamadas de Maria Lavadeiras.

Sistema sustentável, wet cleaning, produtos belgas e responsabilidade social fazem da Maria Lavadeira o sonho do empreendedor e a solução na rotina dos brasileiros.

Confira mais benefícios da franquia de lavanderia de autosserviço Maria Lavadeira: 

Operacionais

  • Suporte total ao franqueado
  • Consultoria completa durante a implantação
  • Facilidade na aquisição de equipamentos
  • Cursos e aperfeiçoamento de todos os processos

Com o crescimento contínuo desde a formalização do processo de franchising em 2014, a franquia já possui mais de 200 unidades funcionando por todo o país e outras em processo de abertura.

Qual o valor da franquia Maria Lavadeira? 

Investimento a partir de R$ 178 mil

Faturamento médio mensal de R$ 30 mil

Lucro médio mensal de 60%

Posts relacioandos

Acompanhe as melhores dicas sobre bons negócios

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade e nossos termos de uso.

Aceito

Obrigado! Em breve nosso time entrará em contato

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Grupo 300 will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.