Fale conosco
Franquia

Confira o passo a passo de como investir em uma franquia

Passo a passo completo para adquirir um negócio seguro!

Já imaginou ter o seu próprio negócio com uma franquia?

Abrir o próprio negócio é uma tarefa que exige pesquisa, conhecimento e muita avaliação para não errar na hora de investir. Mas tudo isso se torna mais fácil com o apoio de quem conhece o mercado e fornece todo o suporte necessário para você não cometer erros, uma expectativa que você atinge ao investir em uma franquia. 

No Brasil, o número de empreendedores aumenta cada vez mais, isso porque as pessoas têm buscado atingir suas metas profissionais e realizar seus sonhos com mais liberdade financeira. E com a perspectiva de investir em um negócio testado, aprovado e de confiança, os empreendedores têm visto no franchising a oportunidade de crescer de maneira mais sustentável e garantida. 

Se você quer empreender no setor de franquias, mas não entende como funciona, vamos te mostrar tudo neste passo a passo! 

1. Entenda o que é uma franquia

Qualquer marca que esteja bem desenvolvida no mercado tem a possibilidade de se tornar uma franquia. Mas para isso acontecer, ela precisa ter um modelo de negócio que seja sucesso e ter conhecimento no desenvolvimento do negócio. Só depois de ser testada, aprovada e escalável no mercado, a marca pode se tornar um modelo de franquia em expansão. Esse é o passo que uma franquia de sucesso constrói para se tornar referência. Quando a marca se torna um modelo de franquia (ou franchising), ela permite a expansão do seu negócio para empreendedores interessados em adquiri-la.

O empreendedor se torna franqueado e recebe todo apoio da marca com consultorias, estudo sobre o produto, serviços e muito mais. Sendo assim, o franqueado possui direito na utilização da marca em outras localidades para desenvolver o negócio, seja no formato de loja, home office ou outros. Além disso, o franqueador (criador da marca) é responsável por passar todo o know-how do negócio para o franqueado, permitindo que seja replicado da melhor forma possível para garantir um padrão de alto rendimento. 

O modelo de negócio do franchising é um trabalho em conjunto entre franqueador (marca) e franqueado (investidor). Um ecossistema que necessita estar integrado entre as duas partes, cada um sabendo suas responsabilidades, direitos e benefícios. Juntos os dois trabalham para o negócio crescer.

Conheça nossos modelos de negócio para se tornar um franqueado

1.2 Benefícios de investir em uma franquia 

Investir em uma franquia é ter suporte necessário para crescer exponencialmente no mercado, ter segurança de um segmento testado, aprovado e muito mais, como: 

  • Treinamentos para o desenvolvimento do franqueado e equipe;
  • Investir no negócio mesmo sem experiência sólida no setor;
  • Fazer parte de uma marca consolidada no mercado;
  • Ter acesso a estimativa de tempo para crescimento e potencial do negócio;
  • Melhores fornecedores e equipamentos da franquia;
  • Métodos de gestão utilizados pelo franqueador;
  • Ações em conjunto com o marketing especializado da marca.

1.3 Como escolher a franquia certa?

Se você deseja empreender certamente já pensou em algum segmento, ou até já se imaginou seguindo carreira em um negócio que combina com seu perfil de empresário, seja por ter mais proximidade com o serviço, ou por ver as vantagens de crescimento e lucratividade do mercado. 

Atualmente, qualquer segmento que imaginamos já tem uma marca no modelo franchising, seja estética, saúde, educação, tecnologia, alimentação ou qualquer outra, um fato que fornece mais oportunidades para investir com segurança na área que desejar.

Comece pesquisando sobre o crescimento do mercado nos últimos anos, veja a satisfação do consumidor, procure por marcas e pessoas que são referência no mercado e procure uma franquia que tenha um bom desenvolvimento.

Com uma pesquisa de mercado e a escolha que mais se encaixa no seu perfil empreendedor, você tem a franquia certa para o desenvolvimento do seu sucesso. Todo mercado tem grande potencial de crescer, basta entender qual faz mais sentido para sua realidade.

Encontre o negócio certo para você com a gente

2. Comece seu negócio com segurança

Antes de começar seu investimento, você precisa ter atenção em alguns fatores importantes para identificar se a franquia está de acordo com seus objetivos:

– Examine sua capacidade de investimento

Esse é um dos primeiros passos para começar a sua pesquisa no mercado do franchising. Assim você fica mais preparado para os potenciais negócios que façam sentido com seu poder de compra.

– Analise o potencial da sua região

Quais são as referências de marcas na sua região? Antes de abrir uma franquia, pesquise o que a concorrência já oferece para a sua localidade e entenda como ela é vista na região. Outro ponto a ser analisado é o poder aquisitivo da região, comparando também com o valor do produto ou serviço da franquia. 

– Entenda quais as exigências do mercado 

Saiba quais as habilidades que vai precisar obter ou contratar para que o serviço oferecido atenda todas as demandas necessárias, de uma forma que você tenha um preparo consciente das atividades. 

– Pesquise a fundo sobre a marca que você tem interesse em investir

Depois de ter escolhido o segmento, é o momento de pesquisar sobre a marca. Entenda qual o tempo dela no mercado, qual é o suporte para o franqueado, qual a qualidade do produto, o preço do investimento e o lucro mensal e anual da franquia.  

– Afeição com o negócio e com a proposta dele no mercado

Entenda se o negócio segue o seu interesse de investimento pessoal, confira como a marca foi consolidada, entenda sua história de crescimento e busque por prova social, por meio de franqueados que já atuam com a marca. 

Invista em um negócio com segurança 

3. Franquias têm menos chances de sofrer crises

No Brasil, 60% dos empreendimentos vão à falência antes dos 5 anos. A consolidação de uma marca não é fácil e a burocracia desanima quem tem o desejo de ser dono do próprio negócio. 

Começar uma marca do zero é realizar todos os processos sozinho, escolher nome, fazer processo de logística, resolver questões legais, escolher o espaço físico, se desenvolver no segmento e muito mais…

Investir em uma franquia é pular todas essas etapas!

O modelo de negócio do franchising não apresenta ameaças para o empreendedor igual a um negócio novo, que ainda precisa ser desenvolvido. Sendo assim, o franchising apresenta poucos riscos de investimento, dando mais segurança ao empresário. 

Ao investir em uma franquia, o empreendedor adquire um modelo de negócio estruturado e com todo o know-how necessário. A marca que já é conhecida fornece métodos comprovados e uma operação desenvolvida especialmente para o público e para o franqueado. 

Todos esses fatores contribuem para a credibilidade do negócio. Mesmo em tempos de crise, investir em franquias é menos arriscado em comparação a outros modelos de investimento.

Faça sua virada empreendedora acontecer 

3.3 O que explica o sucesso das franquias?

O sucesso de uma franquia começa com o franqueador, quando ele sabe o valor do seu negócio para o mercado, vende o serviço e produto da forma certa, atinge o público-alvo e conquista um relacionamento de confiança com seus clientes. 

Com uma estrutura de loja e de processos bem feita, pensada por meio de uma estratégia, o negócio ganha potência, força e prestígio de quem o conhece. Uma marca de sucesso conquista o mercado, e a expansão dela se torna inevitável. As franquias são consequência de uma marca que atinge as perspectivas certas!

Depois disso, investir em uma franquia é acreditar no potencial do negócio e do seu crescimento junto com a marca. 

4. O crescimento exponencial das franquias no Brasil

No último relatório disponível no site da ABF (Associação brasileira de Franquias), revela que o Brasil tem 2,7 mil redes de franquia e um total de 114,4 mil unidades franqueadas. Em 2013, 277  novas franquias aparecerem no mercado.

Segundo a ABF, o franchising brasileiro ocupa a terceira colocação no ranking do World Franchise Council, em número de marcas, atrás apenas da China e da Coreia do Sul.

Faça seu cadastro para falar com nossos especialistas

 

Posts relacioandos

Acompanhe as melhores dicas sobre bons negócios

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade e nossos termos de uso.

Aceito