Fale conosco
Franquia

Franquias home office: entenda tudo sobre a área

As franquias home office têm crescido cada vez mais no Brasil. Saiba tudo sobre esse modelo de negócio que está em alta

Por conta da pandemia de covid-19, o tema “trabalhar em casa” tem estado em evidência no mundo dos negócios. Isso não é diferente no franchising, com as franquias home office.

Assim, cada vez mais investidores e empreendedores têm procurado opções de negócios onde a gestão e a operação possam ser feitas de forma remota.

Como em todos os modelos de negócio, as franquias home based possuem suas vantagens e desvantagens. Este artigo tem como objetivo desmistificar algumas das dúvidas mais comuns sobre as franquias home office. Vamos lá?

O que são as franquias home office?

As franquias home office, também chamadas de franquias home based, são aquelas que permitem ao empreendedor trabalhar de sua própria casa, sem a existência de um espaço físico exclusivo para o negócio.

Na maioria das vezes, elas são franquias de baixo custo. Afinal, vários custos oriundos do negócio deixam de existir com esse modelo. Os investimentos com aluguel de ponto comercial e reforma do local são alguns exemplos.

Diferenças entre franquias home office e franquias “comuns”

Em uma franquia “comum”, o franqueador apresenta uma série de exigências ao franqueado que também podem ser relacionadas com o espaço físico e a estrutura da operação.

Podem ser especificações sobre local de trabalho, número de colaboradores, equipamentos especiais. Algumas marcas apresentam também recomendações sobre a região da unidade.

Esse tipo de exigência não é necessária em franquias home office. Afinal, a depender da marca, as operações podem ser mais simples. Em alguns casos, o empreendedor pode fazer uso apenas de um computador e um telefone.

Isso não quer dizer que as franquias home office não terão que seguir padrões estabelecidos pelo franqueador.

A utilização de ferramentas e plataformas específicas ainda podem ocorrer, como também formas específicas de padronização, atendimento e gestão de processos.

A questão é que as franquias home office geralmente apresentam menos obrigações, justamente por serem formatadas para terem uma gestão mais enxuta e simples do que uma franquia que necessita de um espaço físico e de uma equipe mais robusta.

Principais vantagens das franquias home office

Entre as principais vantagens de escolher uma franquia home based está a possibilidade de um investimento menor. Além disso, os custos de operação também diminuem. Por isso, o retorno dos lucros tende a ser mais rápido.

Além dos pontos relacionados às finanças, trabalhar em casa pode proporcionar maior qualidade de vida. Afinal, o tempo gasto com deslocamento diminui. E existe maior possibilidade de passar tempo perto da família.

Assim como em uma franquia comum, as franquias home based também contam com o mesmo suporte do franqueador. Então investir com segurança e baixo custo em uma marca já consolidada é outra vantagem.

Veremos algumas das principais vantagens de investir numa franquia home office abaixo:

Custos menores

As operações de uma franquia home office são um pouco diferentes de uma franquia comum. Isso resulta em custos menores no dia a dia da empresa.

Com a instalação da operação na residência do empreendedor, alguns valores são reduzidos.

Para citar alguns deles: custo com aluguel, luz, água, internet e limpeza; custos com contratação de colaboradores; custos com estoque; custos com deslocamento até o local de trabalho.

Baixo investimento

O investimento em franquias home office costuma ser menor do que outros modelos de franchising.

Isso porque, em muitos casos, as taxas exigidas são mais baratas. Esse modelo se encaixa nas chamadas microfranquias. 

Por conta disso, esse modelo de negócio é o ideal para quem pensa em começar a empreender sem gastar muito.

Como o investimento é menor, o retorno do valor investido pode ser mais rápido.

Operação enxuta

Em franquias home office, a operação pode ser simplificada em relação a outros modelos de franchising.

Como a grande maioria das franquias home based são gerenciadas apenas pelo empreendedor, não é necessária a contratação de colaboradores e nem uma gestão de pessoas.

O controle de qualidade do serviço/produto também fica mais simples nesse modelo reduzido de franquias.

A autogestão é um aspecto presente em franquias home office. Essa característica facilita e torna mais rápidas as tomadas de decisão no empreendimento.

Flexibilidade de horário

Trabalhando no conforto de casa, o empreendedor possui mais liberdade. A flexibilidade de horário é um exemplo disso.

Franquias com pontos comerciais muitas vezes possuem horários determinados pelo franqueador. No caso das franquias home office, isso é diferente.

Na grande maioria das vezes, o franqueado pode gerir seu tempo da forma como preferir. Isso permite explorar o perfil do empreendedor. Afinal, o horário de maior produtividade pode mudar de acordo com cada pessoa.

Além disso, o franqueado possui maior liberdade para lidar com eventuais emergências pessoais.

Gestão em qualquer lugar

Assim como na gestão do horário, o empreendedor tem mais liberdade para escolher a localização do trabalho.

Existem muitas franquias home office onde existe a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar. Para isso, basta um computador e um telefone.

Dessa forma, o franqueado pode optar por um escritório em casa. Escolher um espaço de trabalho em um coworking é outra possibilidade. Mas também tem a chance de trabalhar em qualquer outro lugar.

Dicas para gerir uma franquia home office

As vantagens de uma franquia home office podem ser tentadoras. Seja pelo baixo investimento ou pela maior liberdade do empreendedor. Entretanto, assim como em qualquer empreendimento, é preciso tomar alguns cuidados.

Independentemente de qual for o modelo de franquia escolhido, analisar a Circular Oferta de Franquia (COF) é o primeiro passo. Entender todas as características do empreendimento pode garantir seu bom desenvolvimento.

Além disso, é importante gerir com consciência o tempo e as liberdades que uma franquia home based proporciona.

Confira abaixo alguns dos pontos mais importantes para ter uma boa gestão de uma franquia home based e do seu tempo no manejo do negócio.

Alinhamento de perfil

Empreender pode ser uma vontade de muitos, mas nem todas as pessoas se encaixam nesse regime de trabalho. Da mesma forma, a escolha do segmento da franquia também está relacionado com o perfil do investidor.

No caso de franquias home office, é importante ter em mente alguns pontos. Além disso, refletir se o seu perfil se encaixa com o empreendimento.

Ao trabalhar em casa e com maior flexibilidade de horários, é preciso ter muita disciplina. Somente assim é possível se manter produtivo e garantir o sucesso da unidade.

Para ajudar na análise, faça alguns questionamentos. Me sinto confortável trabalhando sozinho no dia a dia? Consigo organizar minha rotina de trabalho sem ter um horário fixo? Consigo produzir em qualquer lugar?

Ter espaço destinado para a gestão em casa

Uma franquia home office pode proporcionar grande liberdade de espaço de trabalho. Entretanto, delimitar um local específico para isso pode melhorar a produtividade e organização.

Ao trabalhar em casa, é essencial se ater a detalhes como conforto e ergonomia. Um local de trabalho adequado traz vantagens não apenas na produtividade e concentração, mas principalmente na saúde.

Portanto, investir nesse aspecto é fundamental. Uma cadeira e mesa de tamanho adequado, o computador na altura dos olhos e um local com luz equilibrada fazem toda a diferença no dia a dia de um empreendedor.

Conclusão

Como vimos até aqui, investir em uma franquia home office é cada vez mais comum e o modelo de negócio vem ocupando seu espaço no mercado.

Empreendedores têm, assim, uma forma de investir com custos mais baixos e maior liberdade de gestão.

Dessa forma, o franchising pode alcançar mais pessoas e se desenvolver ainda mais no país.

A 300 Franchising tem diversas franquias nesse modelo! Você pode clicar aqui para conhecer as marcas e decidir qual combina mais com você!

Acompanhe as melhores dicas sobre bons negócios

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade e nossos termos de uso.

Aceito