Fale conosco
Empreender

Franquias de educação: por que investir nesse segmento?

As franquias de educação possuem grande potencial de atuação no Brasil e fazem parte de um cenário promissor. Saiba tudo sobre o segmento.

Em geral, investir no mercado de franchising é muito mais seguro em comparação com outros tipos de negócio. As franquias de educação, especificamente, têm apresentado grande potencial de crescimento no Brasil. 

A formação é essencial para o desenvolvimento da vida profissional. Além disso, existe uma alta procura por emprego no Brasil. Por conta disso, as franquias de educação contam com grande demanda em território nacional.

O público-alvo pode variar. Ele abrange desde crianças para aprender novos idiomas e habilidades, até adultos procurando aprimorar seus conhecimentos. 

O que se entende como uma franquia de educação?

As franquias de educação são aquelas que oferecem uma formação ou treinamento aos seus clientes. Essa formação pode ser técnica, como um curso de informática. Ou então o ensino de idiomas.

Existem diversas possibilidades a serem exploradas nesse segmento dentro do mercado de franchising. Os cursos de qualificação, por exemplo, são a escolha de muitos quando o assunto é complementar a formação.

Outro caso muito comum é a dificuldade de acesso ao ensino superior por grande parte da população. Por isso, cursos técnicos são opções mais baratas e rápidas para esse público.

Uma característica desse modelo de franquia é a necessidade de contratação de colaboradores especializados. Não é uma obrigação que o empreendedor tenha formação na área pedagógica. Mas seus funcionários precisam ser qualificados na área que vão exercer na unidade de franquia.

Escolas de idiomas

As escolas de idiomas são um nicho com extremo potencial de sucesso entre as franquias de educação. Isso porque, no Brasil, uma taxa pequena da população sabe outro idioma.

Apenas 5% das pessoas com 16 anos ou mais afirmam possuir algum conhecimento do inglês, de acordo com a British Council. Em contrapartida, 91% dos empresários consideram o idioma essencial para os negócios.

Por isso, esse segmento oferece uma solução para uma dor de um público muito amplo. Além de desenvolver a vida profissional, o estudo de outro idioma também proporciona mais liberdade em viagens, por exemplo.

Cursos profissionalizantes

Outro segmento que, assim como o ensino de idiomas, também colabora com o desenvolvimento profissional, são os cursos profissionalizantes. No Brasil, apenas 21% dos adultos com até 35 anos possuem ensino superior, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Isso significa que uma taxa significativa da população procura outros meios de aprimorar seus conhecimentos. É aí que entram as franquias de cursos profissionalizantes.

Investindo em uma franquia nesse nicho, o empreendedor pode gerar oportunidades de desenvolvimento de  carreiras. As pessoas podem ter contato com o ensino de diversas profissões e entrar especializadas no mercado de trabalho.

Reforços escolares

Existem também as franquias de reforço escolar, que abrangem um público diverso. Este tipo de franquia é voltado para pessoas que precisam de uma assistência educacional maior do que o ensino tradicional oferece na escola.

São vários os tipos de serviços oferecidos por franquias de reforço escolar. Entre eles estão as tutorias, planos de estudos, preparação para vestibulares e concursos, cursos em matérias específicas, entre outros.

Sendo assim, pode abranger um público que vai desde crianças do ensino fundamental até adultos tentando oportunidades em concursos.

Aulas e cursos extracurriculares

As franquias de cursos extracurriculares também são uma ótima opção para quem deseja investir em educação. As possibilidades desse segmento são infinitas, visto que surgem a cada dia novas opções de cursos e empresas que os ensinam.

Assim como todos os outros tipos de franquias que vimos até aqui, essa também conta com todas as vantagens de uma franquia de educação. Afinal, quanto mais especializada a pessoa for, mais chances têm em um mercado de trabalho extremamente competitivo.

Por que é interessante investir em franquias de educação

Como vimos no início deste artigo, franquias de educação apresentam números promissores no Brasil. Portanto, investir nesse segmento pode trazer vantagens aos empreendedores.

Uma delas é a aderência do público e possibilidade de muitos clientes. Segundo dados de uma pesquisa do HSBC, 79% dos pais acreditam que investir em educação é uma prioridade. Ou seja, têm interesse em manter seus filhos em cursos extracurriculares, aulas de idiomas, entre outras possibilidades.

Uma das principais vantagens é o tempo de retorno do valor investido na franquia. De acordo com a ABF, para o segmento de educação, esse tempo é de um a dois anos para 57,4% das franquias.

Mercado do setor

Conforme já demonstramos com dados de cada nicho, o setor educacional apresenta grande potencial de investimento no país. Franquias de todos os modelos e tamanhos oferecem opções seguras de investimento em educação.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, o setor de educação é responsável por movimentar R$134 bilhões ao ano. Mais de R$35 bilhões são somente do segmento de idiomas.

Além disso, o público desse tipo de franquia é muito amplo. Podendo variar na faixa etária, e também no nível socioeconômico. 

Métodos aprovados pelo mercado

O método de atuação de cada franquia vai depender do tipo de curso ofertado, da região onde está inserido, entre outros fatores. A maioria das franquias desse nicho, entretanto, adotam o modelo tradicional de ensino em sala de aula.

Podem existir também franquias com ensino à distância. Essa metodologia tem ficado cada vez mais popular principalmente em função da pandemia de covid-19 no Brasil e no mundo.

Outros modelos são as franquias home-based (que atuam na casa de cada cliente), aulas em período integral, ensino bilíngue, ou até cursos híbridos (que englobam ensino presencial e online). Um ponto que é diferencial é o uso da tecnologia como ferramenta de ensino nas franquias de educação.

Conclusão

Como podemos observar, as franquias de educação são uma excelente opção para quem deseja entrar no mercado do franchising. O cenário brasileiro apresenta índices que trazem segurança para o setor, além de muito potencial de desenvolvimento.

O retorno do lucro no setor de educação também traz vantagens. Afinal, para a maioria das franquias desse nicho, o investimento retorna em menos de três anos. O perfil do franqueado também não exige formação específica na área de educação, o que é uma vantagem.

Entretanto, é essencial possuir afinidade com o setor e conhecimentos em administração de negócios, pois a prospecção de clientes é um diferencial para esse profissional.

A 300 Franchising é especializada em franquias e tem diversas opções de negócios nesse segmento! Nós podemos te ajudar durante todo o processo de escolha do seu novo investimento de sucesso!

Acompanhe as melhores dicas sobre bons negócios

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade e nossos termos de uso.

Aceito