De acordo com análise divulgada pelo Mapa de Empresas foram abertas 3.838.063 empresas somente no ano de 2022, deixando muito claro que o empreendedorismo no Brasil permanece muito forte.
Mesmo que empreender seja um caminho repleto de incertezas, está na veia do brasileiro o ímpeto de desbravar este mundo com disciplina, motivação e muito foco.
Sendo o sonho de muitos alcançar a autonomia profissional, dificuldades burocráticas de empreender no país são acalentadas pelas evoluções tecnológicas e novos modelos de negócio para se optar.
Frente a dúvida de qual modelo de negócio será mais adequado ao perfil de cada empreendedor, surgem as comparações de vantagens e desvantagens. Preparamos esse conteúdo para que possa analisar e escolher o caminho que te trará mais realizações profissionais!
Prós e contras de empreender com um negócio próprio
Empreender com um negócio próprio será a melhor escolha para aqueles que preferem a liberdade e não se importam em assumir riscos sozinhos. Se você está disposto a encarar o mercado e seus desafios com unhas e dentes, esse modelo pode ser o correto para seu perfil.
Prós de empreender com um negócio próprio
- Inovação
Se sua ideia se diferencia por completo das demais ofertas no mercado, iniciar um negócio próprio pode ser uma boa opção. Também é muito importante salientar que ideias revolucionárias precisam de estrutura correta e profissionais dedicados a fazê-la girar corretamente.
- Liberdade
A liberdade é um dos principais benefícios deste modelo de negócio, pois com autonomia você decide quando e como inovar e explorar outras oportunidades.
- Lucro
Como não há obrigação de pagamento de taxas de royalties, os lucros tendem a ser maiores, compensando o esforço para manter uma marca de pé com toda a estrutura necessária.
Contras de empreender com um negócio próprio
- Alto Risco
Empreender requer assumir riscos altos. Os desafios iniciam com as burocracias envoltas no processo de abertura, depois por entender e conquistar a aceitação do público, entrando na competição com concorrentes e detalhes financeiros. Além disso, é preciso estar preparado para situações que fogem do cotidiano, como foi o caso da pandemia do Covid.
- Experiência administrativa
Saber operar no mercado é imprescindível para obter sucesso. Dificilmente um empresário terá sucesso se não souber gerenciar um negócio em todos os seus pormenores.
- ROI de longo prazo
Por se tratar de um modelo onde o investimento costuma ser maior, o tempo de retorno também torna-se a longo prazo. Isso acontece pois nem sempre se tem garantia de que o produto ou serviços oferecidos terão sucesso no mercado; em alguns casos o retorno acaba por nem acontecer.
- Estruturação trabalhosa
Além de maior capital financeiro a ser despendido, também podemos considerar que haverá maior esforço para iniciar as atividades no mercado.
Prós de empreender com uma franquia
Agora que você já conhece os prós e contras de se empreender com um negócio próprio, separamos os principais sobre empreender com uma franquia.
Prós de empreender com uma franquia
- Inexperiência não é um problema
A principal característica de redes de franquias é levar ao franqueado todo o know-how adquirido ao passar do tempo para que ele possa administrar sua franquia com mais segurança.
Além disso, a franqueadora oferece suporte completo, solucionando dúvidas e problemas que possam vir a acontecer durante os processos.
- Baixo Risco
Investir em um negócio que já foi testado e aprovado diminui exponencialmente o risco, até porque nenhuma franquia inicia sua expansão sem ter alcançado sucesso em suas operações próprias.
- ROI rápido
O Retorno sobre o Investimento (ROI) de franquias costuma girar em média de 24 a 36 meses, um período muito mais acelerado que a média de investimento costumeira para empreendimentos próprios. Porém é necessário salientar que essa taxa depende de franquia para franquia.
- Compras mais baratas
Franqueadores costumam centralizar os pedidos a um único fornecedor, realizando compras de grande escala, consequentemente mais baratas. Além desse benefício, os franqueados acabam por ter menos trabalho na gestão das compras, pois ficam sob supervisão dos franqueadores.
- Marketing facilitado
No caso de franquias, o marketing também fica sob os cuidados da rede franqueadora. Desse modo os custos de investimento tornam-se menores, pois a rede já tem um público-alvo preestabelecido e fica responsável pela estratégia. Usualmente esse serviço fica como uma cobrança de taxa mensal.
- Financiamento
Sim, conseguir empréstimos para abertura é bem mais acessível que para negócios próprios. Isso porque os riscos nesse tipo de abertura de negócio são menores.
Bônus: O que você precisa saber antes de investir em uma franquia
- Lucro
A cobrança de royalties é uma das formas de remuneração da franqueadora, sendo assim, uma taxa é cobrada mensalmente sobre o faturamento, compras ou outro método acordado. Isso diminui o lucro, mas garante o uso de uma marca estável no mercado.
- Auxílio da franqueadora na tomada de decisão
No modelo de franquias o momento de tomar decisões é compartilhado com a franqueadora, o que auxilia na hegemonia da marca e organização dos processos.
- Custos fixos
Ao abrir uma franquia é feito um investimento inicial, referente à aquisição do negócio, implementar e realizar treinamentos imprescindíveis para o bom funcionamento do negócio.
Diante de todo esse conteúdo, é possível afirmar que o modelo de empreendedorismo com franquias pode ser muito mais proveitoso para empresários e investidores que busquem alternativas de multiplicar seu capital.
Por este motivo que a grande maioria das franquias atendidas pela 300f têm sucesso garantido e resultados acima da média.
Quer entender como investir em um negócio como este?
Vem falar com a gente!