Fale conosco
Empreender

Franquia ou Negócio próprio: qual a melhor opção para você?

De acordo com análise divulgada pelo Mapa de Empresas foram abertas 3.838.063 empresas somente no ano de 2022, deixando muito claro que o empreendedorismo no Brasil permanece muito forte.

Mesmo que empreender seja um caminho repleto de incertezas, está na veia do brasileiro o ímpeto de desbravar este mundo com disciplina, motivação e muito foco.

Sendo o sonho de muitos alcançar a autonomia profissional, dificuldades burocráticas de empreender no país são acalentadas pelas evoluções tecnológicas e novos modelos de negócio para se optar. 

Frente a dúvida de qual modelo de negócio será mais adequado ao perfil de cada empreendedor, surgem as comparações de vantagens e desvantagens.  Preparamos esse conteúdo para que possa analisar e escolher o caminho que te trará mais realizações profissionais!

Prós e contras de empreender com um negócio próprio

Empreender com um negócio próprio será a melhor escolha para aqueles que preferem a liberdade e não se importam em assumir riscos sozinhos. Se você está disposto a encarar o mercado e seus desafios com unhas e dentes, esse modelo pode ser o correto para seu perfil. 

Prós de empreender com um negócio próprio

  • Inovação

Se sua ideia se diferencia por completo das demais ofertas no mercado, iniciar um negócio próprio pode ser uma boa opção. Também é muito importante salientar que ideias revolucionárias precisam de estrutura correta e profissionais dedicados a fazê-la girar corretamente.

  • Liberdade

A liberdade é um dos principais benefícios deste modelo de negócio, pois com autonomia você decide quando e como inovar e explorar outras oportunidades.

  • Lucro 

Como não há obrigação de pagamento de taxas de royalties, os lucros tendem a ser maiores, compensando o esforço para manter uma marca de pé com toda a estrutura necessária.  

Contras de empreender com um negócio próprio

  • Alto Risco

Empreender requer assumir riscos altos. Os desafios iniciam com as burocracias envoltas no processo de abertura, depois por entender e conquistar a aceitação do público, entrando na competição com concorrentes e detalhes financeiros. Além disso, é preciso estar preparado para situações que fogem do cotidiano, como foi o caso da pandemia do Covid. 

  • Experiência administrativa

Saber operar no mercado é imprescindível para obter sucesso. Dificilmente um empresário terá sucesso se não souber gerenciar um negócio em todos os seus pormenores.

  • ROI de longo prazo

Por se tratar de um modelo onde o investimento costuma ser maior, o tempo de retorno também torna-se a longo prazo. Isso acontece pois nem sempre se tem garantia de que o produto ou serviços oferecidos terão sucesso no mercado; em alguns casos o retorno acaba por nem acontecer.

  • Estruturação trabalhosa

Além de maior capital financeiro a ser despendido, também podemos considerar que haverá maior esforço para iniciar as atividades no mercado.

Prós de empreender com uma franquia 

Agora que você já conhece os prós e contras de se empreender com um negócio próprio, separamos os principais sobre empreender com uma franquia. 

Prós de empreender com uma franquia

  • Inexperiência não é um problema

A principal característica de redes de franquias é levar ao franqueado todo o know-how adquirido ao passar do tempo para que ele possa administrar sua franquia com mais segurança. 

Além disso, a franqueadora oferece suporte completo, solucionando dúvidas e problemas que possam vir a acontecer durante os processos. 

  • Baixo Risco

Investir em um negócio que já foi testado e aprovado diminui exponencialmente o risco, até porque nenhuma franquia inicia sua expansão sem ter alcançado sucesso em suas operações próprias. 

  • ROI rápido

O Retorno sobre o Investimento (ROI) de franquias costuma girar em média de 24 a 36 meses, um período muito mais acelerado que a média de investimento costumeira para empreendimentos próprios. Porém é necessário salientar que essa taxa depende de franquia para franquia. 

  • Compras mais baratas

Franqueadores costumam centralizar os pedidos a um único fornecedor, realizando compras de grande escala, consequentemente mais baratas. Além desse benefício, os franqueados acabam por ter menos trabalho na gestão das compras, pois ficam sob supervisão dos franqueadores.

  • Marketing facilitado

No caso de franquias, o marketing também fica sob os cuidados da rede franqueadora. Desse modo os custos de investimento tornam-se menores, pois a rede já tem um público-alvo preestabelecido e fica responsável pela estratégia. Usualmente esse serviço fica como uma cobrança de taxa mensal.

  • Financiamento 

Sim, conseguir empréstimos para abertura é bem mais acessível que para negócios próprios. Isso porque os riscos nesse tipo de abertura de negócio são menores. 

empreender

Bônus: O que você precisa saber antes de investir em uma franquia

  • Lucro 

A cobrança de royalties é uma das formas de remuneração da franqueadora, sendo assim, uma taxa é cobrada mensalmente sobre o faturamento, compras ou outro método acordado. Isso diminui o lucro, mas garante o uso de uma marca estável no mercado. 

  • Auxílio da franqueadora na tomada de decisão

No modelo de franquias  o momento de tomar decisões é compartilhado com a franqueadora, o que auxilia na hegemonia da marca e organização dos processos.

  • Custos fixos

Ao abrir uma franquia é feito um investimento inicial, referente à aquisição do negócio, implementar e realizar treinamentos imprescindíveis para o bom funcionamento do negócio.

Diante de todo esse conteúdo, é possível afirmar que o modelo de empreendedorismo com franquias pode ser muito mais proveitoso para empresários e investidores que busquem alternativas de multiplicar seu capital.

Por este motivo que a grande maioria das franquias atendidas pela 300f têm sucesso garantido e resultados acima da média. 

Quer entender como investir em um negócio como este? 

Vem falar com a gente!

empreender

Posts relacioandos

Acompanhe as melhores dicas sobre bons negócios

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade e nossos termos de uso.

Aceito