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Franquia é o investimento mais seguro?

As franquias são uma opção para quem deseja empreender. Mas como funciona esse modelo? É o melhor para você? Confira o texto e saiba mais

Atire a primeira pedra quem nunca sonhou em ter o próprio negócio e, principalmente, realizar um investimento seguro. 

O processo de iniciar um empreendimento pode trazer preocupações e medos, por isso, é importante pesquisar e ter certeza de que terá retorno e segurança. 

Como são muitas variáveis e existe a chance de dar certo, mas também existe a possibilidade de dar errado, é essencial ter cautela ao decidir qual será o empreendimento escolhido na hora de ter o primeiro negócio ou diversificar os investimentos.

As franquias são uma opção para quem deseja empreender. Será que é a melhor opção para você?

Continue a leitura para ficar por dentro do mundo do franchising, nome que damos para a estratégia de expansão de franquias.

O que é uma franquia?

Franquia é o modelo de negócio que segue uma padronização de uma marca que já é bem sucedida. Esse mercado reproduz processos, produtos e serviços que têm espaço e reconhecimento positivo no mercado. 

Ao entrar para o franchising, o criador original da rede, chamado de franqueador, fornece e autoriza o uso de tudo que engloba a marca. Então, a fachada, design, métodos de gestão e processos estabelecidos são repassados para garantir a qualidade das novas unidades franqueadas. 

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Qual o melhor lugar para investir dinheiro?

Tem quem goste de ter uma poupança no banco, mexer com bolsa de valores, bitcoins ou até guardar dinheiro embaixo do colchão. O ponto é que existem diversas maneiras de lidar com dinheiro, mas nem todas são estáveis e seguras.

Contextos de transformações, guerra, novas eleições, instabilidade política, alterações do dólar e aumento da inflação são uma realidade. Por isso, a necessidade de investir em algo que traga lucratividade, certezas e rentabilidade é primordial.

É melhor ter uma franquia ou um negócio próprio?

Essa dúvida é bem comum na hora de investir. E a resposta varia de acordo com os desejos de cada empreendedor.

Começar um negócio novo exige uma série de estratégias, testes, criação de processos e estruturação de marketing. Pode ser uma boa escolha para quem tem uma grande ideia, mas todos os desafios também podem desmotivar.

Já ao investir em uma franquia, várias etapas são puladas, pois não é necessário iniciar do zero. A experiência da marca e todo o apoio da rede simplificam e tornam o empreendimento mais estável. 

As franquias são um investimento seguro?

Uma grande preocupação na hora de investir em um empreendimento está relacionada à segurança. De fato, é importante estar confiante e contar com o auxílio de quem entende do assunto. 

O grande diferencial de investir em uma franquia é o suporte da franqueadora desde o início. Imagine ter um parceiro grande e uma equipe com experiência junto com você. Pensou? Solucionaria vários desafios iniciais e no dia a dia da unidade, não é mesmo?

Esse apoio em todas as áreas do empreendimento traz a segurança, estabilidade e confiança necessária ao empreender.

Benefícios franquia

Quais os benefícios de uma franquia?

Sem dúvidas, o maior benefício de investir no mercado do franchising é o acompanhamento que as marcas realizam.

Desde o início do investimento, a escolha do ponto comercial, apoio, divulgação, tudo isso está dentro do pacote que o novo franqueado recebe.

Marca consolidada no mercado

Como uma franquia já está no mercado, a marca é conhecida e os clientes já consomem os produtos ou serviços. 

Dessa forma, o franqueador e outros franqueados já divulgaram e espalharam o nome da marca por diversas cidades e regiões. 

Assim, o empreendimento consegue iniciar comercializando os produtos ou serviços em larga escala, sem preocupar-se em ter que validar a sua marca com o público.

Por exemplo, um consumidor que frequenta a franquia Heilige Cervejaria no sul do país sabe que ao comprar da marca no nordeste, terá os mesmos produtos, com toda a qualidade que ele já conhece. Isso faz com que o fluxo de pessoas seja maior no negócio. 

Modelo de negócio testado e validado

O reconhecimento e crescimento da marca são resultados dos processos que foram testados e validados. Ou seja, antes de franquear a marca, o criador da rede já estudou, errou, aprendeu e agora sabe como acertar.

Desde produção, gestão de estoque, arquitetura da loja, estratégias de comunicação, tudo já vem pensado, testado e aprovado para o novo franqueado.

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Experiência do franqueador e parceria com fornecedores

Toda a experiência, também chamada de know how, que o franqueador já construiu, torna ele uma referência no segmento em que atua. Todas as “fórmulas secretas”, tecnologias e procedimentos que estão envolvidos no negócio são passados para o investidor.

A credibilidade e conhecimento no ramo também possibilitam que o franqueador feche parcerias comerciais com fornecedores da marca. Imagine como é negociar fazendo parte de uma marca forte e com dezenas de unidades: com certeza é muito mais fácil e prático.

Então, cada franqueado que ingressa na rede também consegue descontos e bônus com esses parceiros. 

Suporte completo da franqueadora

Já parou para pensar nas burocracias que envolvem um empreendimento? São várias! Mas saiba que com uma franquia, o empreendedor recebe todo o apoio e suporte de equipes experientes.

Auxílio na escolha do ponto comercial, processos administrativos e muitas vezes até recrutamento e seleção dos novos funcionários da franquia são realizados pela equipe de suporte da rede.

Durante a implantação e até nas demandas do dia a dia, você terá pessoas segurando a sua mão e ao seu lado acompanhando cada passo.

Todo esse auxílio é ótimo para o franqueado e também para a marca, já que o sucesso de cada unidade também é o sucesso da rede como um todo.

Suporte para a franquia

Marketing para a franquia

Boas estratégias de marketing são tão importantes quanto todas as outras etapas de um negócio. Afinal, elas são responsáveis pela inserção do negócio no mercado e pela diferenciação da concorrência.

Com uma franquia, a identidade visual, as campanhas, ações de branding, comunicação e relacionamento já chegam traçadas e prontas. 

Com as estratégias nacionais da rede na mão, o franqueado não precisa se preocupar com design e nem com as estratégias de divulgação. Ele replica os materiais que recebe e promove a marca na sua própria região.

Vendas e captação de clientes ou pacientes

Outro benefício de ser dono de uma franquia é ter uma equipe de vendas para auxiliar no processo de captação de clientes na região. As redes trabalham com objetivos e metas de prospecção.

No início de um negócio pode ser difícil conquistar clientes ou pacientes. Mas com suporte de marketing, como já citado, e com setor comercial da rede, o processo torna-se mais tranquilo e seguro.

Treinamentos e consultoria para os franqueados

Para que os processos do dia a dia estejam alinhados, as redes de franquias também realizam treinamentos e consultoria constantes para os franqueados.

Cada marca tem os seus próprios materiais e temas. Normalmente, são oferecidas aulas sobre os produtos/serviços, estrutura, vendas, administração e tudo que for necessário para o bom funcionamento da unidade. 

Crescimento coletivo

Ao fazer parte de uma franquia, os investidores buscam os seus melhores resultados e, consequentemente, o sucesso de toda a rede. Então, todos têm a oportunidade de compartilhar ações, tirar dúvidas e impulsionar uns aos outros. 

Dessa forma, um franqueado pode ajudar o outro a prosperar. Esse networking promove o crescimento coletivo da marca.

Retorno sobre o investimento mais rápido

Todos esses benefícios podem ser aliados com uma boa gestão para conquistar mais rapidamente o retorno do investimento. Esse retorno varia de acordo com cada marca.

Além do retorno mais rápido, todo esse suporte auxilia no faturamento e lucro maior de cada unidade franqueada. 

Meu primeiro investimento pode ser uma franquia?

Na hora de investir pela primeira vez, surgem muitas dúvidas, medos e inseguranças. “Será que o meu negócio vai dar certo?”, “terei lucro?”, “conseguirei um bom marketing e boa captação de clientes?” são questionamentos comuns.

Algumas dificuldades e problemas em uma marca surgem por causa de erros inaugurais, muitas vezes pela falta de experiência do empreendedor. Os dados mostram que a consolidação de uma nova marca não é fácil. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 21% das empresas encerram as atividades após o primeiro ano e 60% fecham as portas com apenas cinco anos. Problemas de gestão costumam ser o motivo das falências

Por isso, iniciar no mundo dos negócios com uma franquia traz menos dúvidas e mais certezas, já que todo suporte é oferecido. A marca, padrões e processos já estão definidos e até a estimativa de lucro, por exemplo, é apresentada pela rede com base em outras unidades franqueadas.

Invista com segurança

Qual o melhor segmento de franquia para mim?

Essa pergunta é bem comum na hora de investir. Já que ao iniciar as pesquisas sobre o mercado de franquias, surge uma infinidade de segmentos e marcas. Então, afinal, como escolher a melhor área para empreender?

É essencial conhecer os segmentos antes de tomar essa decisão. Escolher uma área que você tem interesse já é meio caminho andado. Não é necessário ter formação ou experiência na área, mas ter afinidade é bem válido.

Você não precisa ser formado em medicina ou em enfermagem para investir em uma franquia de saúde, por exemplo, mas é importante que goste e se identifique com a área e com a marca que vai escolher.

Segmentos de franquias no Brasil

As franquias no país são divididas em grandes áreas para facilitar a busca pelas marcas. 

Continue a leitura para conhecer a lista dos segmentos de franquias e conhecer mais sobre o melhor ramo para o seu novo empreendimento:

Franquias de Alimentação

O segmento de Alimentação é um dos mais atraentes do franchising. Como é um recurso essencial e uma necessidade básica, as marcas costumam atrair vários públicos diferentes e têm grande procura.

Nesta área, estão incluídos os restaurantes, lanchonetes, padarias, docerias e sorveterias. Esse segmento também reúne diversos grandes mercados, como: açaí, pastelaria e calzones.

Franquias de Bebidas

O segmento de Bebidas é composto por bares, pubs, vinícolas e cervejarias. Com estruturas modernas e produtos diversificados, as franquias tornam-se uma experiência diferente para os clientes. 

As redes atraem o público que quer encontrar os amigos, fazer uma festa, comemorar aniversários, realizar happy hour e muito mais.

Franquias de Beleza e Estética

Clínicas de estética facial e corporal, salões de beleza e espaços de depilação fazem parte do segmento de Beleza e Estética

Essa área ganha cada vez mais força no mercado, já que as preocupações com estética e aparência são frequentes, com tratamentos e procedimentos durante o ano todo.

Franquias de Casa e Construção

As marcas do segmento de Casa e Construção são formadas por lojas de móveis, artigos para casa e escritório, presentes e materiais de construção e manutenção.

O ramo conquista diversos clientes por apresentar soluções e produtos úteis para o dia a dia.

Franquias de Educação

O setor de Educação é composto por franquias de idiomas, cursos extracurriculares, reforços escolares e cursos profissionalizantes.

Essas redes de franquias fazem parte de um cenário promissor e muito importante para a sociedade, já que a formação é essencial para o desenvolvimento de cada pessoa.

Franquias de Limpeza e Conservação

O segmento de Limpeza e Conservação é formado por franquias de produtos de limpeza, de higienização e impermeabilização e de serviços de limpeza.

O mercado segue em crescimento com fidelização dos clientes e vendas recorrentes.

Franquias de Moda

A área de Moda dentro do franchising é bem ampla e engloba lojas de jóias e semijoias, óticas, redes de calçados, roupas, acessórios, lingeries e muito mais.

Todo o universo fashion encanta clientes em todas as regiões e é muito lucrativo.

Franquias de Saúde e Bem-estar

Clínicas médicas, consultórios odontológicos, pet shops, redes com serviços de enfermagem e cuidadores de idosos fazem parte do segmento de Saúde e Bem-estar.

Assim como as outras franquias, não necessitam de formação e experiência na área, já que o investidor poderá atuar como líder da equipe e gestor do negócio.

Franquias de Serviços

O segmento de Serviços abrange uma gama de opções de investimentos, como: redes de importação, lavanderia, logística, seguradora, contabilidade, consultoria empresarial e outras variedades.

As marcas atendem necessidades diárias dos clientes e garantem um alto faturamento.

Franquias de Tecnologia

Junto com a transformação digital, o segmento de franquias de Tecnologia ganha espaço e atrai investidores por todo o mundo. 

Redes com soluções de marketing, tecnologia da informação, desenvolvimento de sites e eletrônicos fazem parte da área promissora e competitiva no mercado.

Relação entre franqueador e franqueado

O franqueador e o franqueado são as duas partes principais no mercado de franchising. Os dois trabalham com sonhos e objetivos em comum e os maiores são lucratividade e crescimento da rede de franquias.

Cada um tem papéis diferentes na gestão da marca e eles se complementam. As responsabilidades específicas de cada um são acordadas na negociação, mas no geral, algumas ações são comuns em todas as redes. Confira:

Qual o papel do franqueador?

O franqueador é o criador e proprietário original da marca. Ele tem conhecimento sobre a operação e, junto com a sua equipe, tem a responsabilidade de realizar treinamentos, consultorias e oferecer todo suporte para os franqueados. 

Ele é o apoio e braço direito do franqueado. O franqueador auxilia e não permite que os novos investidores passem por momentos de solidão e pensamentos desesperados como “o que eu faço agora?”, que são comuns em negócios que não são franquia.

Além da comunicação com os franqueados, ele também estabelece as parcerias com fornecedores, acompanha o andamento de cada unidade e cuida das melhorias da marca, como aperfeiçoamento de produtos e revisão dos processos e operações.

Como é ser um franqueado?

Franqueado é aquele que investe na marca e inicia uma nova unidade. Ele realiza a gestão da sua unidade e segue as orientações e padrões da rede. Junto com os outros franqueados, atua no desenvolvimento da marca pelo país. 

Ao ingressar na rede, ele adquire vários benefícios como: direito de uso da marca, parcerias, apoio constante do franqueador e equipe e a oportunidade de empreender com um negócio já consolidado no mercado. 

Vantagens do investimento para o franqueado

O investimento em uma franquia traz diversas vantagens para o franqueado, tanto na vida profissional quanto na pessoal.

Seja para deixar de trabalhar com contrato CLT, para ter uma nova profissão, mudar de área, realizar um sonho ou ter uma renda extra, empreender com uma franquia pode ser uma ótima opção.

Lucratividade e estabilidade

Estabilidade financeira e acúmulo de patrimônio são os desejos da maioria das pessoas, não é mesmo? Conseguir pagar todas as contas em dia, adquirir bens e oferecer conforto e segurança para a família estão na lista de prioridades de muitos brasileiros.

Como uma franquia oferece estrutura e apoio, pode ser mais rápido conquistar a tão sonhada alta lucratividade. Com um fluxo financeiro maior na conta, os objetivos de planejar o futuro dos filhos, ter qualidade de vida e uma aposentadoria tranquila tornam-se mais visíveis. 

Empreenda agora

Liberdade

Um emprego com regime CLT pode ocupar grande parte do dia do trabalhador e também muitas horas no trânsito. Ao investir em uma franquia, o empreendedor pode ter mais tempo no seu dia a dia para dedicar-se a hobbies, estudos e tudo que desejar.

A liberdade aumenta com uma franquia home office, que dispensa as horas de deslocamento, ou com a instalação de uma loja física no seu próprio bairro, por exemplo. A flexibilidade de horários também é uma possibilidade, já que o franqueado pode ter uma equipe atuando junto com ele na unidade.

Tempo para você e para família

Ter tempo para aproveitar a infância dos filhos e acompanhar momentos importantes dos familiares é um grande benefício. A liberdade e flexibilidade de uma franquia podem proporcionar isso ao investidor!

Os franqueados da rede de produtos de limpeza Ecoville em Resende – RJ, Priscila Cardoso de Castro e Anderson Costa Boaventura, deixaram seus empregos para investir na rede e conquistar mais qualidade de vida. 

Agora o casal tem mais flexibilidade de horários. Eles têm dois filhos, de 15 e 3 anos, e conseguem acompanhar melhor a rotina deles. Pela manhã, Priscila abre a loja e inicia os atendimentos. Enquanto Anderson fica em casa, leva o filho mais novo para a escola e depois segue para trabalhar na loja.

Possibilidade de tornar-se referência na cidade ou região

Investir em uma marca com credibilidade e processos bem definidos permite que o franqueado realize um trabalho com resultados positivos. A consequência disso é o reconhecimento dos clientes e a divulgação feita por eles mesmo na região.

Dessa forma, o franqueado torna-se uma referência. Quando uma pessoa ou empresa da cidade tiver uma necessidade naquele segmento de atuação, as chances de entrar em contato com o empreendedor são grandes.

Realização profissional e pessoal

Ao empreender em um segmento que tem afinidade e ao dedicar-se ao que acredita, as chances de se sentir realizado são grandes! Com uma franquia, o investidor pode mudar de forma positiva a vida de outras pessoas.

É o caso da franqueada da clínica Mais Top Estética no bairro Catete, no Rio de Janeiro – RJ, Franciele Valverde. Ela investiu na rede em 2020 e é muito realizada por proporcionar novas experiências para seus clientes. 

Franciele conta que sua visão de mercado também mudou. “Hoje eu me sinto mais empoderada, consigo me impor e me posicionar no mercado como mulher”, comemora. 

Ela também tem a oportunidade de acompanhar a mudança de outras mulheres. “É comum vermos mulheres que não têm tempo para si, mas depois que realizam os procedimentos, elas despertam a autoestima, ficam motivadas e transformam suas vidas. É prazeroso ver mulheres crescendo”, celebra.

Modelos de negócio das franquias

Outra parte muito importante na hora de investir em uma franquia é decidir qual será o modelo de negócio da sua unidade. Basicamente, escolher como a unidade será vista no mercado e de que forma irá comercializar seus produtos ou serviços.

São várias opções e essa decisão deve ser feita com base nas possibilidades e desejos de cada empreendedor, já que possuem processos, estruturas, investimentos e faturamentos diferentes. Conheça os modelos:

Franquia em um local físico

Seja uma loja de roupas, clínica ou restaurante, ter uma franquia em um espaço físico significa que ela é exposta para o seu público. Dessa forma, os clientes/pacientes estão em contato com a unidade e com a equipe pessoalmente.

Uma pizzaria como a Oca de Savóia com um espaço físico, por exemplo, possibilita, além do consumo do produto, uma experiência no local. Esse é o maior diferencial das unidades físicas. 

A fidelização e engajamento do público são bem comuns quando o atendimento presencial é feito da melhor forma!

Entre os modelos físicos, existem alguns formatos que se diferenciam pela estrutura ou pelo local em que se encontram. Conheça:

Loja de shopping

Ao entrar em um shopping ou centro comercial, temos redes de franquias por todos os lados. De fato, é um lugar que proporciona um grande fluxo de pessoas e ainda existe a possibilidade de atrair consumidores que estavam apenas passeando.

Entretanto, esse investimento também abrange despesas como condomínio e manutenções.

Loja de rua

Já as lojas de rua podem não ter um fluxo tão grande de pessoas, mas por outro lado, costumam ter valores de aluguel e manutenção mais em conta. 

Esse modelo também pode proporcionar uma maior liberdade nos horários para o franqueado (dependendo das diretrizes da rede). A experiência do cliente no local também é uma grande vantagem.

Food truck

Outra possibilidade, em sua maioria para o segmento de alimentação, são os food trucks, os famosos veículos que transportam e vendem comida. 

Nesse modelo de negócio os custos são mais baixos do que uma loja de rua, por exemplo. Mas é importante estar atento aos valores da manutenção do carro.

Outro benefício da estrutura é a possibilidade de mover o veículo para diversos lugares com rotatividade de pessoas, inclusive eventos e feiras, por exemplo. 

Quiosque

Os quiosques são modelos de loja com estrutura menor e também com menos custos para funcionar. 

Normalmente, funcionam em shopping ou centros comerciais, lugares com grande circulação de pessoas. Como ficam expostos em corredores, costumam chamar a atenção de todos. 

Container

Muito utilizados em países da Europa, o modelo de negócio container chama a atenção pelo layout diferenciado e criativo.

Com formatos modernos, eles dispensam os valores de aluguéis de lojas e necessitam apenas da locação de um terreno para instalar a unidade na rua.

Store in store

A possibilidade de instalar uma loja dentro de outra loja ou empresa é chamada de “store in store”. Esse formato possibilita que um espaço seja utilizado por duas ou mais marcas, atraindo novos clientes e oferecendo mais opções.

Essas marcas podem ser tanto do mesmo dono quanto de empreendedores diferentes que iniciaram a parceria. Esse modelo permite a divisão de alguns valores, como aluguel e manutenção.

Uma opção bem comum é a instalação de cafeterias dentro de livrarias. Outro exemplo é o investimento de uma loja de suplementos alimentares dentro de uma academia. Um cliente da academia pode aproveitar o tempo no local e visitar a loja. 

Delivery

Os serviços de entrega de alimentos, chamados de delivery, aumentaram nos últimos anos e são uma tendência. Com opções de lanches, pizzas, comida japonesa, entre outros, o modelo atrai consumidores em todas as regiões.

Uma grande vantagem é a redução de custos com o local. As franquias que trabalham apenas com delivery não necessitam de uma estrutura com mesas e cadeiras. Apenas precisam de um espaço para finalizar os alimentos, já que a maioria chega quase pronto, e colaboradores para atendimento e entrega. 

Dark kitchens”, também chamados de restaurantes fantasmas ou virtuais, são inovações da área que oferecem apenas comida para viagem com entregadores terceirizados.

Franquias home office

As franquias home office, também chamadas de home based ou franquias online, são aquelas em que a gestão e operação podem ser realizadas da própria casa do investidor, sem a necessidade de um ponto comercial.

Grande parte dessas franquias são do segmento de Serviços. Elas possibilitam que a atuação seja feita apenas por meio de conexão com a internet, seja pelo computador, tablet ou celular.

Franquias online tem baixo investimento

Grande parte das franquias home office são consideradas de baixo custo, já que valores como aluguel, manutenção e reformas do ponto comercial não são necessárias. Normalmente, o próprio empreendedor atua sozinho no negócio, sem necessidade de contratação de colaboradores. 

As redes online também oferecem todas as vantagens das outras  franquias, como suporte e marketing. Mas não se engane: essas marcas também precisam da mesma dedicação, responsabilidade e padrões que qualquer outro negócio. 

As grandes vantagens deste modelo de negócio são a autonomia, liberdade de localidade e tempo e qualidade de vida, já que não é necessário se deslocar para outro espaço.

Seja um franqueado de sucesso

Quais são as franquias mais baratas? 

Agora que você já sabe mais sobre o mundo do franchising, deve estar se perguntando “quais as franquias mais baratas para investir?”, não é mesmo? Para investir com pouco dinheiro, uma boa opção são as microfranquias

Elas estão em vários segmentos do mercado e muitas delas também possuem modelo de negócio home office. São consideradas microfranquias as redes com investimento R$ 5 mil até R$ 105 mil. 

Vantagens das microfranquias

Elas são caracterizadas por terem um investimento mais baixo, operação enxuta e fácil gerenciamento. Mas também demandam tempo e dedicação.

Além do valor mais acessível, as marcas são rentáveis e podem ser operadas por poucos funcionários, muitas vezes apenas pelo próprio franqueado. 

Posso ter mais de uma franquia?

A resposta é: sim! Como o mercado de franquias é seguro e traz muitos benefícios, é comum termos investidores com mais de uma franquia. Nesse caso, eles são chamados de multifranqueados.

O empreendedor que investe em mais de uma franquia, sendo todas da mesma marca ou de marcas diferentes, nesse segundo caso, também chamado de franqueado multimarcas, tem o desejo de multiplicar os seus lucros com um negócio que traz rentabilidade. 

Por que ser multifranqueado?

Ao investir em mais de uma marca da mesma rede, o empreendedor percebe que o sucesso está ligado à franquia como um todo. Como ele já tem uma unidade, conhece bem o segmento, o seu público e pode conseguir descontos com fornecedores ao comprar para mais de uma loja.

Já ao investir em uma nova franquia de outro segmento, o multifranqueado ingressa em um novo mercado e pode garantir lucro em mais de um segmento. O conhecimento adquirido com a primeira franquia pode ajudar na gestão da segunda, terceira e assim por diante.

Investimento em multifranquias de sucos e calzones

Em 2016, Raul Guedes conheceu a rede Calzoon pela internet, se identificou e decidiu investir na franquia. Inaugurou sua primeira unidade no Partage Shopping, em Natal – RN. 

Depois dos desafios iniciais, ele conta que sua loja disparou. “Como investi em uma franquia, “pulei etapas” e evolui comparando a iniciar do zero”, comemora. Esse primeiro investimento deu tão certo que em 2020 ele inaugurou sua segunda unidade, no Natal Shopping, também na capital do Rio Grande do Norte – RN.

Como a marca já estava consolidada na região, a segunda unidade também trouxe muito resultado e foi o pontapé para inaugurar sua terceira loja, em 2021, no Shopping Tambiá, agora em outra cidade e estado: João Pessoa – PB.

O empresário recebeu todo o know-how e expertise da Calzoon ao tornar-se franqueado. “Hoje tenho uma grande experiência no segmento de alimentação, me desenvolvi com a marca e tive a oportunidade de ser um multifranqueado com três unidades”, reconhece Raul.

Para o futuro, ele pretende abrir e manter mais lojas na região. “Quero me consolidar ainda mais como multifranqueado. Vejo muitas oportunidades no futuro”, conta o empreendedor.

Possibilidade de mudança de bandeira para franquia

Outra possibilidade que o mundo das franquias tem é a mudança de bandeira. Esse processo permite que um investidor que já tem um empreendimento transforme ele em uma franquia.

Ou seja, o negócio passa a ter a padronização da rede escolhida. Arquitetura, equipamentos, área administrativa, marketing, comercial, tudo isso é transformado com a aquisição da franquia.

Vantagens da mudança de bandeira

Essa mudança traz diversas vantagens, como: custo reduzido, comparando com o investimento que é realizado por quem não possui um negócio.

Como o local e estrutura já foram escolhidos e montados, a chegada da franquia exige apenas algumas adaptações para o padrão da nova marca. 

A conversão de bandeira também permite a melhoria de processos, aumento de estratégias comerciais e de marketing e uma alta credibilidade, já que a marca já está atuando no segmento.

Como as franquias surgiram?

A história das franquias é antiga. Pesquisadores divulgam que um sistema similar ao franchising teve origem na idade média, com a igreja católica. 

A igreja passou a ter unidades por todas as regiões e assim como as franquias, seguem um padrão e todos sabem o que encontrar em cada uma. Nesse cenário, podemos dizer que os padres seriam os franqueados, a paróquia seria a franquia, a bíblia seria o manual e a cruz, o logotipo.

Início das franquias como conhecemos hoje

Já na maneira como conhecemos hoje, o primeiro contrato assinado no modelo de franquia foi assinado nos Estados Unidos, em 1850. A fabricante de máquinas de costura Singer estendeu a venda dos seus produtos por toda a nação e expandiu a marca.

Depois, marcas como McDonald’s, Coca-Cola e General Motors passaram a adotar o sistema de franquias. 

Início das franquias no Brasil

No Brasil, as primeiras franquias chegaram na década de 1960 e tiveram uma expansão a partir de 1980. As marcas que chegaram primeiro foram as escolas de idiomas, como: CCAA, PBF e Yázigi.

Depois delas, vieram as distribuidoras de cinema e na sequência, as redes de moda, beleza, perfumaria e só depois de um tempo, alcançou as indústrias.

Assim como franquias internacionais chegaram ao Brasil, como McDonald’s e Burguer King, as marcas nacionais também foram para o exterior. Hoje, as redes brasileiras estão em mais de 100 países.

Empreenda com tranquilidade e segurança

Dados do franchising brasileiro

Com o passar do tempo, os processos melhoraram e, atualmente, as franquias são grande parte da capacidade produtiva do mercado. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, o Brasil fechou o ano de 2021 com 170.999 unidades franqueadas.

Os números mostram que o crescimento do mercado já acontece há alguns anos. Em 2015, eram 138.343 franquias, em 2019, passaram para 160.958, até atingir o número atual.

Também em 2021, o setor de franquias injetou R$ 185 bilhões na economia e tem faturamento estimado de R$ 201,724 bilhões para 2022. O número de empregos formais no mundo do franchising já passa de 1,4 milhão.

Franquias brasileiras no exterior

Outro dado que aumentou foi o de franquias brasileiras no exterior. Em 2021, de 163 foi para 183 o número de redes nacionais com presença em outros países. O crescimento foi de 12% em relação ao ano anterior.

O número de países com marcas brasileiras também cresceu, de 106 para 114. Entre a razão para esses aumentos estão: ampliação do faturamento em outras moedas, diversidade de investimentos, busca por novos mercados e controle da pandemia com a vacinação. 

As maiores franquias no Brasil

Agora que você já conhece mais sobre o mercado de franquias no país, deve estar se perguntando “quais as maiores no Brasil?”. Esse ranking contempla as marcas que têm mais unidades no país, sejam elas nacionais ou não.

Confira a lista divulgada pela Associação Brasileira de Franchising, em fevereiro de 2022:

1º lugar: O Boticário, com 3.652 franquias

2º lugar: Cacau show. com 2. 827 unidades

3º lugar: McDonald’s, com 2.585 lanchonetes

4º lugar: Gazin Semijoias, com 2.083 franquias

5º lugar: Ortobom, com 2.078 unidades.

Qual o valor de uma franquia?

Outra grande dúvida na hora de investir em uma franquia está relacionada ao valor. Ele varia de acordo com o segmento, com a marca e também de acordo com o modelo de negócio escolhido para a unidade.

Os custos podem ser de R$ 5 mil até mais de R$ 8 milhões. Assim como o valor de investimento de cada marca é diferente, os valores de faturamento e lucro também são.

Conheça os investimentos que fazem parte do mundo das franquias:

O que é taxa de franquia?

A taxa de franquia é o primeiro investimento que o empreendedor faz ao adquirir a sua unidade. Ela também pode ser chamada de taxa inicial, taxa de licença ou franchise fee.

Ela é paga apenas uma vez e é a permissão para o uso da marca. Ao realizar esse investimento inicial, começa o processo de implantação da franquia na região escolhida e o franqueado começa a receber o suporte para iniciar todo o processo.

O que são royalties da franquia?

Durante a busca por franquias, conhecemos novos termos referentes ao mercado. Entre eles, o termo “royalties”.

Afinal, o que são eles? Os royalties existem para fortalecer a marca e manter as equipes de suporte, treinamento, marketing, desenvolvimento de produtos e todos os processos que cada rede possui. 

Esse valor é pago de forma contínua também pelo direito de uso da marca. Assim como o custo e a taxa de franquia, ele varia de acordo com o segmento e a rede de franquia.

Todos os detalhes sobre esses valores estão na Circular de Oferta de Franquia (COF) de cada rede.

O que é a Circular de Oferta de Franquia (COF)?

O documento jurídico que tem informações econômicas e financeiras sobre a marca é chamado de Circular de Oferta de Franquia (COF). Ele é enviado durante a negociação para informar com transparência e dar segurança ao candidato a franqueado.

Todos os detalhes sobre os modelos de negócio, atividades que serão desempenhadas, informações sobre suporte e treinamentos e tudo que for necessário saber sobre a franquia devem constar na COF.

Legislação das franquias

A obrigatoriedade da COF é um dos pontos que consta na Lei de Franquias (13.966/19). Em vigor desde março de 2020, essa legislação regulamenta todo o sistema de franquias no Brasil.

Essa lei revoga o texto da lei 8.955, de dezembro de 1994, e traz mais segurança jurídica ao modelo de negócio do franchising.

O que é uma aceleradora de franquias?

Imagine como é o dia a dia do dono de uma grande rede de franquias. Pensou? São muitos compromissos, como: criação dos processos, execução dos treinamentos, acompanhamento das unidades e muito mais.

Agora pense que no meio dessa rotina, ele também precisa se preocupar com a negociação e venda das suas franquias. É mais uma grande responsabilidade! 

Por esse motivo, muitos franqueados escolhem fazer parte de uma aceleradora de franquias. Além da negociação e da venda, a empresa aceleradora também fica responsável por promover a marca comercialmente.

Funcionamento do processo de aceleração

O principal objetivo é o crescimento exponencial do número de unidades. Mas além disso, o processo de expansão exige melhorias nos processos administrativos, mentorias, treinamentos e equipes de suporte. 

Por isso, o empreendedor que ingressa em uma aceleradora precisa estar pronto e preparado para o crescimento rápido da sua franquia. 

Onde encontro a franquia ideal para mim?

Para quem quer investir em uma franquia, as aceleradoras são uma ótima opção justamente pela grande quantidade e qualidade de marcas. Como as marcas em expansão estão planejadas e preparadas, tornam-se referências para os novos empreendedores que estão em busca de uma franquia. 

Se o desejo é investir, mas ainda existem dúvidas sobre qual o melhor segmento ou marca, por exemplo, é em uma empresa aceleradora que será possível escolher o investimento ideal, de acordo com as suas possibilidades e desejos.

É essencial escolher uma empresa com credibilidade e segurança para acompanhar todo esse processo de ingresso em uma rede de franquias. 

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Como funciona a 300 Franchising

A 300 Franchising é a maior aceleradora de franquias do Brasil. Sócia de 90 marcas, a empresa realiza a expansão de cada uma pelo país e exterior. São franquias de todos os segmentos e mais variados modelos de negócio. 

Desde 2019, a 300 Franchising possibilita que empreendedores ingressem no mundo do franchising. Já são mais de sete mil franquias vendidas pela empresa. 

A holding tem equipes preparadas para indicar marcas e guiar o empreendedor rumo ao melhor investimento.

Quem são os donos da 300 Franchising

Os irmãos Leandro Castelo e Leonardo Castelo são os donos e CEOs da 300 Franchising. Eles iniciaram no mercado de franquias após a criação da rede de produtos de limpeza Ecoville. 

Com o sucesso da expansão da franquia, criaram a 300 Franchising para acelerar mais marcas. Eles são chancelados como Empreendedores Endeavor Global e Empreendedores do Ano pela Ernst & Young. 

Os empresários recebem destaque em grandes portais nacionais como: Forbes, Exame, Money Times e Pequenas Empresas & Grandes Negócios, programa Eishow e também em podcasts como 011

O início da trajetória empreendedora deles está relatado no Day1

Leandro e Leonardo também são autores do Best Seller “Sonhe, Acredite e Faça”, da editora Gente. 

Marcas renomadas da 300 Franchising

Entre as marcas da empresa, algumas já conquistaram a liderança do seu mercado, como: Lavô Lavanderia, Ecoville, Asia Source, Mais Top Estética e Heilige Cervejaria.

A franquia de hamburgueria The B-Burgers é outro exemplo de sucesso que tem o empresário e influencer Carlinhos Maia como sócio junto com a 300 Franchising.

Conclusão

Investir em um novo negócio é desafiador e necessita de preparação e estratégias para que os resultados sejam positivos. Por isso, empreender com uma franquia traz mais segurança, já que você não estará sozinho nessa trajetória.

Com apoio desde a implantação e durante o dia a dia na unidade, as chances de realização profissional, pessoal e sucesso são muito maiores

Continue ligado no nosso blog para conhecer mais sobre o mundo dos investimentos e das franquias.

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