Fale conosco
Franquia

Conheça os mitos e verdades sobre o mundo das franquias

O mercado de franquias está em alta! Isso não é novidade para ninguém. No último ano, o segmento trouxe um crescimento exponencial, com um faturamento de 18,7% a mais se equiparado ao mesmo período do ano passado, saltando de R$47,4 bilhões para R$56,25 bilhões. 

Porém, assim como em todos os empreendimentos, as franquias são negócios envoltos de mitos e verdades que precisam ser esclarecidas para quem tem interesse nas mesmas. Há algumas franquias que podem te surpreender dentro do leque de opções. Segue abaixo a lista para esclarecer as suas dúvidas sobre o tema em questão.

”Qualquer um pode vir a se tornar um franqueado”. 

Mito

Adquirir uma franquia não requer uma experiência prévia no segmento, mas para adentrar a ela, uma série de fundamentos se tornam fundamentais, como: a entrega, a capacidade de atravessar obstáculos, e se utilizar deles para o engrandecimento do negócio. 

Dentre eles, não podemos deixar de citar que a vontade de empreender deve estar enraizada no investidor. Tudo isso porque fazer um negócio dar certo requer muita energia e entrega por parte de quem está entrando com o capital, assim como o conhecimento do segmento. 

Modelos como home based e home office podem oferecer maior flexibilidade e liberdade de gestão, mas isso não implica em facilidade em todos os pontos. Ainda assim requer atenção ao público alvo, aos consumidores e ao andamento do negócio em si. Um investidor precisa sempre se manter ativo, não bastando apenas adquirir a franquia.

Porém o grande benefício de ser um franqueado é que você tem total apoio da franqueadora. Unindo a assessoria da franqueadora nos processos e seu tino para empreender, é certo um empreendimento de sucesso!

”Franquias têm mais chances de sucesso”. 

Verdade

Investir em franquias significa adotar um modelo já testado e aprovado de negócio, aumentando assim a probabilidade de o empreendimento funcionar, se desenvolver e se consolidar. 

Além de serem modelos já testados, há uma padronização das estratégias de negócio, um empreendimento que tem vínculo a uma marca já inserida no mercado costuma ser mais procurado pelo público alvo do que aqueles iniciados do zero.

”Uma marca forte é o suficiente para garantir o sucesso da franquia”. 

Mito

Ter o respaldo de uma marca consolidada ao abrir uma franquia pode sim trazer um grande diferencial, mas o reconhecimento não garante o sucesso. 

Associar-se a uma marca consolidada pode trazer mais conforto em já ter público e consumidores estabelecidos, tornando os riscos em empreender menores para o franqueado. Porém a gestão e engajamento durante todas as etapas do processo depende muito do investidor, sendo fator determinante para o sucesso da implementação e manutenção da franquia. 

”Franquias não precisam de sócios”. 

Verdade

Dependendo da sua capacidade financeira é possível sim investir sozinho!

Claro, você optar por ter um ou mais sócios, isso não altera o contrato e nem existem regras específicas para a situação, onde os benefícios normalmente se mantem os mesmos.

”Abrir uma franquia é caro”. 

Mito

Existem diversos tipos de franquias, marcas e modelos de negócio diferentes que variam também os valores de investimento. Custos podem sim variar muito, mas existem franquias para todos os tipos de bolso!

As nanofranquias e microfranquias, por exemplo, são opções mais baratas do que as franquias tradicionais. Todos os segmentos de mercado têm opções variadas nesses modelos. 

Conclusão

Em resumo, o mercado de franquias está em constante alta, o que acaba gerando muitos mitos sobre o mercado. Se você quer investir, precisa esclarecer todos os pontos! 

Vimos que não é qualquer um que pode vir a se tornar um franqueado, muito depende do engajamento para fazer o negócio dar certo, assim como também é o fator decisivo para atingir o sucesso de uma franquia, seja ela já renomada ou não. 

Também compreendemos que existem tipos de franquias para cada bolso, desmistificando a crença de que abrir uma franquia seja caro, tendo sócio ou não! 

E o mais importante é que reafirmamos: franquias são a melhor opção para quem quer empreender. Afinal, investir em um modelo testado e aprovado com total suporte torna tudo mais seguro. 

Nós da 300 Franchising estamos com nossos canais abertos para esclarecer qualquer dúvida e encontrar a franquia perfeita para que você alcance o sonho do sucesso! 

Posts relacioandos

Acompanhe as melhores dicas sobre bons negócios

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade e nossos termos de uso.

Aceito