Fale conosco
Franquia

Conheça 5 curiosidades que tornam o franchising uma modalidade tão interessante

Em constante crescimento no Brasil e no mundo, o setor de franquias tem alcançado um número cada vez maior de investidores. Para embasar tal afirmação, não podemos deixar de citar o faturamento do segmento que, no segundo trimestre de 2022, atingiu a marca de R$48 bilhões, com uma alta de 16,8% se comparado ao mesmo período de 2021, segundo dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). 

O desenvolvimento se dá por diversos fatores de relevância. Fora a questão da lucratividade, que é o principal objetivo do empreendedor ao dar início a um negócio, traremos ao longo do post outros motivos que tornam o franchising uma modalidade tão interessante para o investidor.

Conheça os mitos e verdades sobre o mundo das franquias

Primeiramente, as franquias estão presentes em praticamente todos os setores comerciais em território nacional. Hoje há 11 com diversas opções de investimento, são eles: alimentação; casa e construção; comunicação, informática e eletrônicos; entretenimento e lazer; hotelaria e turismo; limpeza e conservação; moda; saúde, beleza e bem-estar; serviços automotivos; serviços e outros negócios; serviços educacionais. Ou seja, há uma grande gama de opções dentro dos mais variados segmentos. 

Outro ponto importante está no mercado que está sempre em alta, com exceção do período da pandemia, que impactou negativamente as empresas no geral. Fora a crise citada, o setor aparece em evolução, com crescimentos exponenciais ano a ano, tanto no aspecto de novos negócios, como quanto a quantidade de unidades franqueadas pelo Brasil e, em alguns casos, pelo mundo.

Como otimizar a gestão empresarial da franquia?

Na mesma linha de raciocínio, uma franquia é a opção mais segura de investimento para um empreendedor. Nesse caso, não podemos deixar de destacar os números. Enquanto em um negócio que traz todo um know-how, padrões e regras bem definidos, o risco de falência é de apenas 15%, em um empreendimento iniciado do zero já sobe para 80%.

Assim como as questões anteriores, uma franquia pode ser trabalhada como renda extra ou principal. Esse fato varia muito de acordo com o capital disponível do interessado, assim como os objetivos do mesmo e perspectivas futuras. Tudo depende dos ideais, variando muito de acordo com um caso ou outro.

O que significa formatação de franquia e como fazer?

Por fim, o mercado de franquias se deu início em 1850. Hoje, aproximadamente 73 anos mais tarde, o segmento segue em processo de evolução e a tendência é seguir assim. A meta da 300 Franchising, com sociedade junto a mais de 90 empresas e mais de 7500 unidades franqueadas, é contribuir para que o Brasil se torne o maior representante do franchising mundial. 

 

Posts relacioandos

Acompanhe as melhores dicas sobre bons negócios

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade e nossos termos de uso.

Aceito