O ato de abrir uma franquia é sem dúvida um dos mais seguros para um empreendedor nos dias atuais, mas como saber se o meu negócio é franqueável? Como saber se eu já estou preparado para passar pelo processo de expansão da empresa? Ao longo do post, procuraremos trazer pontos fundamentais para você que pretende passar pelo processo.
Antes de qualquer coisa é importante ressaltar o fato de que o mercado de franquias é subdividido em uma série de setores. Dentre aqueles com sociedade junto a 300 Franchising, maior empresa de franquias do Brasil, devemos apontar os seguintes: alimentação, bebidas, beleza e estética, casa e construção, educação, limpeza e conservação, moda, saúde e bem-estar, serviços e tecnologia.
Ainda diante disso, tais setores podem ser subdivididos em três categorias: nanofranquias, microfranquias e franquias tradicionais, variando o estilo de acordo com o valor de investimento do empreendedor, assim como estimativa de retorno do mesmo, objetivos e tudo mais.
Após trazer tais dados, como saber se a empresa já está preparada para virar uma franquia? Aqui vamos trazer uma sequência de pontos de relevância para você saber em que ponto a sua companhia está na curva de desenvolvimento, e se já está preparada para virar uma franquia.
Primeiramente é fundamental verificar como está o setor ao qual o seu negócio pertence, justamente pelo fato de a curva de evolução do mesmo ser fundamental para o sucesso. Segundo ponto, porém não menos importante, vem o perfil empreendedor. Aqui, o ideal é que ele tenha grande capacidade de execução do planejamento estratégico definido.
Após esses pilares, o negócio a virar uma franquia precisa ter potencial para liderar o segmento ao qual faz parte, com uma escala mínima de 300 franquias espalhadas pelo Brasil. Ainda na mesma linha, o empreendedor precisa estar preparado para um crescimento exponencial, assim como é necessário que tenha uma reserva financeira além do investimento inicial.
Por fim, o investidor precisa ter uma boa governança, com uma série de controles mínimos necessários. Com isso, ele consegue fazer uma boa gestão da empresa, muito por meio da definição de padrões e regras a serem seguidos para conseguir alcançar um desenvolvimento sustentável.
Confira abaixo uma lista com os últimos sete negócios que passaram ou estão passando pelo processo de virar franquia junto a 300 Franchising:
Chicken in House – rede com o melhor frango frito no balde do Brasil, que traz como sócio o campeão Charles do Bronx.
Investimento a partir de R$199 mil
Faturamento mensal de até R$120 mil
Donuts Now – rede do setor de alimentação com o melhor donuts do território brasileiro, com produto totalmente exclusivo.
Investimento a partir de R$150 mil
Faturamento mensal de até R$170 mil
R10 Academy – academia de futebol do Ronaldinho, um dos melhores jogadores de todos os tempos, com metodologia inovadora.
Investimento a partir de R$60 mil
Saúde Livre Vacinas – maior rede de clínicas vacinas do Brasil, com o que há de mais moderno em exames laboratoriais.
Investimento a partir de R$173 mil
Faturamento mensal de até R$100 mil
Starsclinics – única rede a unir procedimentos faciais, corporais e sorriso em um só lugar, com planos de assinatura.
Investimento a partir de R$155 mil
Faturamento mensal de até R$200 mil
Tenere – maior rede de planos de saúde do Brasil, sendo líder de mercado, traz modelo home office e com produto de alta rentabilidade.
Investimento a partir de R$19 mil
Faturamento mensal de até R$50 mil
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