Fale conosco
Empreender

Como melhorar seu networking e conquistar novos contatos

Por João Castelo

Na vida e no mundo dos negócios é essencial manter uma boa rede de contatos, pois nunca se sabe quando precisaremos de alguma ajuda no futuro. Networking é fundamental!

As boas relações são feitas assim, através de trocas de conhecimento e experiências que, a longo prazo, geram oportunidades e recomendações. 

Por isso, conhecer as melhores maneiras de como construir bons relacionamentos profissionais e se conectar com pessoas é essencial para quem deseja crescer, de maneira exponencial, no mundo dos negócios.

No meio empresarial, este artifício é conhecido como networking. Trata-se da formação de uma rede de contatos profissionais para o compartilhamento de informações, experiências e que, se geridas da maneira correta, podem ser muito benéficas para os indivíduos deste ciclo, criando oportunidades e possibilidades mais acessíveis.

Investir e focar nas habilidades individuais é uma das chaves para desenvolver o seu networking. Sendo assim, vamos conferir algumas dicas de como aprimorar essa capacidade em você!

Seja autêntico 

Todos nós possuímos lembranças fortalecidas com aqueles que marcam a nossa memória de alguma forma: seja pela experiência ou pelas ideias.

Certamente as pessoas se tornam mais abertas para conversas quando buscamos ser nós mesmos. Por isso, seja verdadeiro e legítimo com quem deseja manter contato.

Seja proativo

Outra característica muito bem-vinda para o seu networking é a tomada de atitude. Quando buscamos as pessoas, em vez de esperá-las, estamos tendo iniciativa de criar e gerar interesse imediatos. 

Ser uma pessoa espontânea é fundamental.

Construa relacionamentos verdadeiros

Assim como as atitudes, as nossas intenções com os contatos de networking também devem ser genuínas. Foque em agregar valor às pessoas, não em se preocupar em obter algo das pessoas. 

Este é um tipo de pensamento que, sendo cultivado em seu cotidiano, fará dos seus relacionamentos cada vez mais constantes e saudáveis.

Não realize distinção de pessoas

Tenha em mente que toda e qualquer pessoa em sua trajetória possui seu valor. 

Para alcançar o topo, não se deve “dar um passo maior que a perna”, mas sim, manter uma boa base de relacionamentos que te ajudarão a chegar no seu objetivo: do porteiro à secretária, todos podem ser muito importantes nessa jornada.

Utilize as redes sociais

Quando feito o bom uso delas, as redes sociais podem ser muito úteis na busca por contatos e conhecimentos relevantes. 

Para isso, utilizar o LinkedIn para se manter a par das novidades do mundo empresarial, e o Twitter para gerar discussões interessantes na sua área de atuação, por exemplo, são algumas opções para melhorar seu networking.

Saiba identificar contatos interessantes

Não basta ser um contato famoso, mas um contato relevante deve gerar valor e estar, de alguma forma, próximo da sua realidade. É através desses atributos que são propiciadas as primeiras conexões. 

Por isso, saiba escolher bem as pessoas com quem deseja se relacionar.

Participe de eventos do seu setor

Além de selecionar as pessoas para fazerem parte da sua rede, definir os eventos de interesse também é importante nesse processo. 

Procure por aqueles que tragam pessoas e discussões relevantes para a sua área de atuação, buscando se envolver com os contatos de interesse, de modo que agreguem valor ao networking.

Faça um plano de abordagem

Saber como abordar as pessoas com quem deseja se relacionar profissionalmente é primordial para mantê-las por perto. 

Sendo assim, prepare assuntos e alinhe perguntas pertinentes para ambos. Isso fará com que a impressão do primeiro contato seja a melhor possível e abrirá portas para novas conversas no futuro.

A qualidade é mais importante do que a quantidade

Um ciclo de pessoas numeroso nem sempre remete à qualidade de conhecimento gerada. 

Pode ser mais vantajoso para o seu networking ter um número menor de contatos, mas que produzam trocas benéficas, do que um grande grupo que agrega pouco valor. 

Sempre pense em contatos qualificados para fazerem parte da sua rede.

Seja recíproco com o seu contato

Logo após o primeiro contato, tenha em mente que agradecer pela conversa é uma das formas mais eficientes de manter o relacionamento ativo com o contato. 

No networking, este processo é chamado de follow-up, e pode ser realizado desde um encontro presencial até a um e-mail. Não importa o meio para se comunicar, mas sim a intenção de manter aquele contato para o futuro.

Atualize os seus contatos

Para manter os bons contatos sempre por perto e, consequentemente, expandindo a sua rede, é necessário realizar a manutenção constante do ciclo de pessoas. 

Para isso, fazer reuniões presenciais e manter o seu feed das redes sociais sempre ativo, com postagens relevantes, é um dos artifícios que contribuem para o aumento ideal do seu networking.

Mantenha-se atualizado

Outra coisa que colabora com a construção de uma rede ativa de contatos diz respeito, também, ao conhecimento que você adquire.

Quanto mais atento às novidades e inovações da sua área de atuação estiver, mais relevantes às suas conversas serão. 

Além disso, isso pode te colocar como uma referência em seu meio, o que garante, ao networking, ainda mais sucesso.

Leia sobre o assunto

Leia livros sobre networking: existem muitos livros excelentes escritos por especialistas em networking que podem ajudá-lo a aprimorar suas habilidades. Alguns exemplos são “Never Eat Alone” de Keith Ferrazzi, “How to Win Friends and Influence People” de Dale Carnegie e “The Art of Networking” de J. Kelly Hoey.

Fique atento ao seu comportamento

É muito importante ser uma pessoa acessível e gentil, atitudes desagradáveis podem colocar tudo em risco. 

Não se esqueça de respeitar as diferenças que existem entre as pessoas, mantendo os vínculos e tratando todos bem. 

Faça a manutenção de seus contatos

Não basta trabalhar duro para conhecer novas pessoas e depois esquecer de manter o relacionamento. O melhor caminho para se manter o networking atualizado é se mostrar disposto a isso: frequentando ambientes profissionais e interagindo digitalmente por meio de redes sociais. 

É através de dicas como essas que é possível, em seu cotidiano, evoluir cada vez mais as suas habilidades de relacionamento, gerando abertura para diversas possibilidades de negócio, parcerias e confiança a longo prazo.

 

João Castelo - Diretor de novos negócios

Posts relacioandos

Acompanhe as melhores dicas sobre bons negócios

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade e nossos termos de uso.

Aceito