O processo de gerenciamento é essencial para o sucesso de uma franquia em mercado altamente competitivo, ainda mais pelo fato de o segmento estar em constante crescimento e atraindo número cada vez maior de investidores. Segundo dados divulgados pela ABF (Associação Brasileiro de Franchising), o franchising obteve um faturamento de R$56,25 bilhões no terceiro trimestre de 2022, aproximadamente R$8,9 bilhões acima se equiparado ao mesmo período de 2021.
Conheça 5 curiosidades que tornam o franchising uma modalidade tão interessante
Agora, você sabe quais são os principais pontos para ser bem-sucedido no setor?
Nós da 300 Franchising, empresa com mais de 90 franquias sob sociedade e mais de 7800 unidades franqueadas pelo Brasil, trazemos uma série de fatores fundamentais para você alcançar os seus objetivos, fatores que se seguidos contribuem significativamente para o sucesso do negócio.
Segue abaixo uma lista com 7 pontos:
- Reserva financeira
Não basta ter o valor destinado ao investimento de implantação da franquia. É importante também ter um capital de giro, pois todo negócio traz riscos e, muitas vezes, se faz necessária uma reserva para a quitação das dívidas da empresa, principalmente na fase inicial do empreendimento, antes mesmo da estabilização do mesmo e da geração de lucro.Como empreender em uma franquia com pouca verba para investimento?
- Planejamento estratégico
Ponto fundamental. Antes do início de qualquer negócio e durante o processo de evolução do mesmo, esse ponto precisa ser estudado e desenvolvido com cautela. Aqui é fundamental o investidor atuar ao lado do franqueador por meio do estabelecimento de metas a serem batidas, como: retorno do investimento, plano de desenvolvimento, definição de regras e padrões, etc. - Suporte da franqueadora
Um dos principais diferenciais em empreender com uma franquia. Ao investir no segmento, o empreendedor conta com todo o know-how dos sócios da marca, fator que possibilita lucrar com um modelo de negócio testado e aprovado, com processos bem definidos pela franqueadora. - Marketing
Invista no marketing. O setor é fundamental para aumentar o número de vendas e consolidação da franquia do mercado. Tudo isso é feito através de uma série de ações voltadas para a impactação do cliente final. - Treinamentos da franqueadora
As franqueadoras têm o costume de oferecer uma série de treinamentos ao franqueado, pois sabem tudo que dá certo e o que dá errado no processo de estabilização de uma franquia. Então é imprescindível que tudo seja seguido e acompanhado com muita atenção. - Foco no pós-venda
Processo importantíssimo para aproximar o cliente do negócio, muito utilizado para contribuir para a fidelização e suprir as principais necessidades do consumidor. Vender é o que sustenta e o pós-venda gera um número maior de vendas, então é preciso causar um impacto positivo. - Controle de estoque
O controle de estoque também é de extrema relevância, ou seja, manter o equilíbrio. Logo, toda uma análise se faz necessária, isso porque não é bom ter nada sobrando, mas também suprir as necessidades dos clientes.
Cumprindo as diretrizes de forma rigorosa, você alcançará o êxito com eficiência, minimizando os possíveis contratempos e obstáculos. O desempenho dessa missão depende do seu foco e decisão, no entanto, com um bom planejamento tudo será possível.