Fale conosco
Investimentos

Como escolher a franquia certa para investir o seu dinheiro

Ao escolher a franquia certa para investir, existem muitos fatores a serem considerados. Listamos os mais importantes para auxiliar na sua decisão.

Escolher a franquia certa para investir é algo que requer planejamento, dedicação e conhecimento sobre o segmento desejado. Esses são apenas alguns dos requisitos básicos para evitar riscos desnecessários ao empreender.

Apesar de um modelo de negócio consolidado ser capaz de garantir mais segurança e estabilidade em um empreendimento, ainda assim é preciso tomar decisões cruciais, como a escolha do tipo de franquia, da área de segmento e do valor desejado para investir.

Existem diversas maneiras de diminuir os riscos ao adquirir uma franquia, e abaixo listamos uma série de passos que podem auxiliar no momento de tomada de decisão.

O que é a franquia certa?

Não existe uma fórmula mágica para escolher a franquia ideal para você, assim como não existe uma única resposta sobre qual é exatamente a franquia certa.

Para responder a essa pergunta de maneira efetiva, é preciso analisar alguns fatores que estão relacionados com o seu momento de vida, seus interesses de negócio e o capital disponível para realizar o investimento.

Mas, em geral, pode-se definir “franquia certa” como aquela que mais se encaixa nas suas necessidades, interesses e orçamento e, ao mesmo tempo, é capaz de garantir segurança financeira e uma posição estabelecida no mercado.

Conheça bem o segmento

Um dos pontos mais importantes quando o assunto é a escolha de uma franquia para investir é conhecer o segmento desejado.

Quanto mais informações adquirir a respeito da área de atuação, melhores as chances do empreendimento.

Uma dica efetiva é fazer uma lista com possíveis franquias que despertam o seu interesse e se encaixam nas suas necessidades, expectativas de negócio e no seu orçamento.

Assim, fica mais simples realizar uma escolha a partir de comparações entre as opções disponíveis para você.

Outro ponto importante a ser observado antes de tomar uma decisão são as especificidades de cada franquia.

Qual é o tipo de franquia? Como funciona o modelo de negócio dessa franquia? Qual é a expectativa de retorno do meu investimento ao escolher essa franquia? São perguntas fundamentais que precisam ser analisadas na hora de realizar sua escolha.

Tenha afinidade com a área de atuação

A escolha da franquia certa está diretamente relacionada com fatores racionais, como fazer uma análise de cada segmento e planejar suas ações antes de tomar uma decisão.

Entretanto, não há como ignorar os fatores emocionais, afinal é igualmente importante se identificar com a área de atuação que se pretende investir seu tempo e dinheiro.

Para isso, o ideal é conhecer bem seus princípios e valores e refletir se eles estão alinhados com a franquia escolhida.

Apesar de não existir uma resposta única e objetiva sobre qual é a franquia certa para investir, você pode sim encontrar a franquia certa para você.

Além disso, é importante saber diferenciar entre a) gostar de consumir o produto ou serviço daquela franquia e b) realmente ter interesse em gerir um empreendimento desse segmento em questão.

Levante o investimento pretendido

Outro fator essencial para a escolha de uma franquia é o valor a ser investido. Para evitar problemas financeiros no futuro, tenha em mente que é preciso levantar não apenas o valor do investimento inicial, mas também uma quantia de reserva  e outra destinada ao capital de giro – o valor necessário para as operações do dia a dia do empreendimento.

Dessa forma, se o seu capital total é de 70 mil reais, não é prudente investir numa franquia cujo investimento inicial é o mesmo valor.

Afinal, qualquer empreendimento precisa de tempo de adaptação e de apreensão do mercado para que você comece a obter o retorno sobre o investimento.

Quanto tempo quer investir no negócio

Investir em uma franquia significa optar por um empreendimento que já está estabelecido no mercado e já possui um modelo de negócio consolidado, o que pode acabar com as incertezas e riscos de iniciar um negócio do zero.

Entretanto, isso não quer dizer que esse empreendimento não vai demandar tempo e dedicação.

O franqueado possui uma série de procedimentos já estabelecidos pelo franqueador que devem ser seguidos para replicar a qualidade dos produtos ou serviços da franquia.

Entretanto, no cotidiano, as operações são geridas pelo franqueado: contratar ou demitir funcionários, gerenciá-los, fazer a gestão das finanças da franquia, entre outros compromissos que exigem atenção.

Por isso, é essencial analisar quanto tempo você dispõe para investir em uma franquia. 

Em quanto tempo espera retornar o investimento

Assim como a escolha da franquia certa, o tempo de retorno do investimento não possui uma resposta única e universal.

Cada franquia possui suas especificidades, e o faturamento mensal naturalmente é uma delas.

Por conta disso, antes de tomar uma decisão sobre qual segmento escolher, é preciso analisar qual a previsão de retorno do investimento para cada tipo de negócio.

Dessa forma, esse é mais um fator a se levar em consideração ao levantar um valor para investir na franquia: além do investimento inicial e do capital de giro, também é preciso calcular sua reserva financeira com base no tempo que vai levar até seu empreendimento começar a lucrar efetivamente.

Onde o negócio será aberto

O local onde você pretende abrir o empreendimento também é de extrema importância.

Existem alguns fatores que não devem ser ignorados nessa etapa do seu planejamento: como é a concorrência na localidade escolhida? Existe demanda suficiente para o tipo de produto/serviço oferecido na região onde quer instalar essa franquia?

Essas são apenas algumas das perguntas que você deve fazer para analisar se há espaço no mercado para o tipo de empreendimento que deseja investir.

O que você espera para o futuro

Além do conhecimento necessário para gerir um negócio, do capital financeiro e do tempo dedicado quando se pensa em investir numa franquia, é essencial alinhar suas expectativas com os possíveis entraves no caminho.

Mesmo com muita pesquisa e toda a base que um modelo de negócio consolidado traz, ainda existem muitos desafios quando o assunto é empreender.

O modelo de investimento em franquias pode te dar várias garantias e evitar muitos riscos, mas não vai lhe blindar dos contratempos. Por isso, o planejamento é de extrema importância em todas as etapas da sua escolha.

O que considerar antes de escolher a franquia certa para você

Por fim, podemos destacar alguns pontos de atenção que vão ser úteis independentemente de qual área de atuação você escolher.

Planeje e pesquise: conhecimento é essencial, e quanto mais você souber sobre o empreendimento e segmento que vai investir, melhores são suas chances de sucesso.

Evite impulsividade: escolher uma franquia com base no que está na moda ou por pressão e impulsividade podem aumentar os riscos do seu negócio.

Peça ajuda a pessoas qualificadas: não há nada melhor do que entender o negócio a partir da perspectiva de quem já possui experiência com ele.

E, por fim, mantenha-se atualizado sobre o tema: o blog da 300 Franchising existe para apresentar questões relevantes do mundo das franquias, do mercado e dos negócios. Fique ligado nos nossos artigos!

Acompanhe as melhores dicas sobre bons negócios

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade e nossos termos de uso.

Aceito