Fale conosco
Franquia

A vez do autoatendimento no setor de franquias

Nos últimos anos, o autosserviço passou a substituir, em parcela significativa dos empreendimentos, o atendimento de balcão muito utilizado no Brasil e no mundo, modelo este com custos mais elevados em virtude de toda a logística necessária para personalizar e otimizar os atendimentos.

Levando em consideração as afirmações anteriores, há duas características muito marcantes no autosserviço, são elas: a ausência de funcionários para intermediar o processo de compra, principalmente quando sua intervenção é desnecessária para o alcance dos objetivos, e uma redução de gastos a curto e longo prazo com funcionários ativos dentro das empresas.

Como empreender em uma franquia com pouca verba para investimento?

Hoje, tal modelo que chegou para inovar o mercado mundial, é muito comum em estabelecimentos de porte maior ou com maior variedade de produtos disponíveis para o comércio. Mas, com tanta evolução do segmento, a tendência é atingir cada vez mais um maior número de negócios.

Quais são as vantagens?

Para a empresa:

– Reduz os custos operacionais

Levando em consideração que grande parte dos clientes têm familiaridade com tecnologias de autoatendimento, ainda mais porque cada vez mais estabelecimentos estão adotando esse modelo como possibilidade, o ponto de venda tem uma redução exponencial no número de funcionários destinados ao atendimento.

A fila de espera diminuiu, o que está diretamente ligado ao aumento da satisfação dos clientes e a melhora na experiência do consumidor, uma vez que agilidade e praticidade são dois fatores decisivos para ele, o que aumenta a chance de fidelidade.

Como otimizar a gestão empresarial da franquia?

Por consequência, o possível aumento da receita combinado à diminuição de custos resulta na elevação da margem de lucro para a empresa.

– Reduz chances de erro

É inegável que um sistema automatizado reduz significativamente qualquer possibilidade de erro dentro dos processos, principalmente se comparado a uma pessoa.

Pode até parecer um conceito complexo, tanto para o empreendedor como para o consumidor, mas a verdade é que é cada vez mais comum na vida das pessoas e bastante intuitivo, oferecendo apenas as opções necessárias para registro e a forma de pagamento.

Conheça os mitos e verdades sobre o mundo das franquias

Para o consumidor:

– Reduz o tempo de processo

Quem nunca deixou de ir a um estabelecimento já imaginando a fila que iria encontrar?

Com o sistema de autosserviço, isso não é mais um problema! Claro que o consumidor ainda pode se deparar com fila, só que menores e muito mais ágeis, tornando a experiência muito mais agradável e se tornando um diferencial decisivo na hora da escolha do consumidor.

Posts relacioandos

Acompanhe as melhores dicas sobre bons negócios

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade e nossos termos de uso.

Aceito